19.9 C
Belo Horizonte
InícioAgroParlamentares debatem ações contra invasões de terras no sul da Bahia e...

Parlamentares debatem ações contra invasões de terras no sul da Bahia e Espírito Santo

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) reuniu-se nesta terça-feira (18) para abordar o crescente número de invasões de terras no Brasil, com ênfase nas regiões sul da Bahia e Espírito Santo. Parlamentares presentes relataram episódios envolvendo grupos armados que invadem propriedades rurais, cometem roubos e expulsam agricultores de suas terras.

O presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP-PR), ressaltou que a situação na Bahia vai além de disputas fundiárias, indicando a atuação de organizações criminosas. Ele enfatizou a necessidade de uma resposta urgente das autoridades, envolvendo tanto a justiça quanto a segurança pública.

Em resposta a essas preocupações, foi lançada a Frente Parlamentar Invasão Zero, com a adesão de aproximadamente 200 parlamentares. A cerimônia de lançamento contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, que destacou a importância de coibir as invasões e reconheceu o papel crucial do setor agropecuário na economia brasileira e na segurança alimentar global.

O deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou as invasões de terras, entregou o “Pacote Invasão Zero”, contendo projetos de lei destinados a reduzir essas ações. Ele afirmou que não cabe a nenhum movimento decidir se a terra é produtiva ou tem função social.

O deputado Ricardo Salles (PL-SP), vice-presidente da nova frente parlamentar e relator da CPI na Câmara, destacou que a invasão de terras se estende por outros temas, como cultura, meio ambiente e até no Poder Judiciário. Ele afirmou que a CPI serviu para expor práticas criminosas de movimentos que dizem lutar por terra.

A FPA também está mobilizando esforços para a aprovação de projetos de lei do Pacote Anti-Invasão na Câmara dos Deputados. O deputado Pedro Lupion destacou que o aumento de invasões em propriedades rurais pode afastar investimentos no setor, afetando a geração de empregos e o crescimento do PIB.

Essas iniciativas refletem a preocupação crescente com a segurança no campo e a proteção do direito de propriedade no Brasil.

Leia mais: Parlamentares debatem ações contra invasões de terras no sul da Bahia e Espírito Santo

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui