23.6 C
Belo Horizonte
InícioAgroGoverno de Minas Gerais incentiva produção de vinhos com redução de carga...

Governo de Minas Gerais incentiva produção de vinhos com redução de carga tributária

Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) aprovou um tratamento tributário setorial (TTS) que reduz a carga de ICMS de 25% para 3% para os fabricantes de vinhos.

Minas Gerais, conhecida por sua tradição na produção de café e queijo, está ganhando destaque também na fabricação de vinhos de alta qualidade. A técnica da “dupla poda”, especialmente empregada no Sul de Minas e na Região da Mantiqueira, tem impulsionado o setor, levando o governo estadual a criar um regime especial de tributação para vinícolas.

Sob a liderança do governador Romeu Zema, a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) aprovou um tratamento tributário setorial (TTS) que reduz a carga de ICMS de 25% para 3% para os fabricantes de vinhos. Essa medida visa tornar os produtos locais mais competitivos no mercado e estimular investimentos no setor, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento econômico.

O secretário de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, destaca a importância dessa política para atrair investimentos, intensificar as cadeias produtivas e proporcionar bem-estar social através da geração de empregos. Ele ressalta que o setor vinícola não apenas impulsiona o turismo, mas também dinamiza outros setores econômicos, como o hoteleiro, de transporte e comércio.

A empresa Luiz Porto Vinhos Finos, por exemplo, já solicitou o regime especial e está otimista em relação ao apoio do governo estadual. Com vinhedos em Cordislândia e processamento em Tiradentes, a empresa vê nessa iniciativa uma oportunidade para impulsionar seu crescimento e contribuir para o desenvolvimento da indústria vinícola mineira.

Com cerca de cem produtores de vinhos e mais de mil hectares de vinhedos registrados, Minas Gerais tem potencial para se tornar um polo vinícola de destaque. A expectativa é que, quando toda a área plantada estiver em produção, o mercado movimente cerca de R$ 120 milhões por ano. O governo estadual tem apoiado o setor há anos, com investimentos em projetos de desenvolvimento de técnicas de manejo, produção de mudas e análises enológicas, contribuindo para o crescimento sustentável da indústria vinícola no estado.

 


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br