José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, um dos maiores nomes do boxe brasileiro, faleceu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos, devido à encefalopatia traumática crônica (ETC), doença neurodegenerativa semelhante ao Alzheimer, causada por golpes repetitivos na cabeça. A notícia foi confirmada por sua esposa, Irani Pinheiro.
Maguila enfrentava a condição há mais de sete anos, sendo tratado em uma clínica em Itu, no interior de São Paulo. Conhecida também como “demência pugilística”, a ETC é comum entre boxeadores e outros atletas de esportes de impacto. Maguila, que foi uma lenda do esporte no Brasil, lutou entre 1983 e 2000, conquistando 77 vitórias em 85 lutas, com impressionantes 61 nocautes.
Ao longo de sua carreira, Maguila teve confrontos memoráveis com grandes nomes do boxe internacional, como Evander Holyfield e George Foreman. Ele também foi um ícone popular no Brasil, conhecido por seu carisma e proximidade com os fãs.
Nascido em Aracaju, em 11 de julho de 1958, Maguila deixa um legado esportivo inspirador, além de sua esposa, Irani, com quem foi casado por 41 anos, e seus três filhos: Adílson, Adenílson e Edmilson.
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews