O Banco Central (BC) oficializou o lançamento do PIX por aproximação, que entrará em operação no Brasil a partir do dia 28 de fevereiro. A novidade promete facilitar ainda mais os pagamentos instantâneos, eliminando a necessidade de acessar o aplicativo bancário no momento da transação.
Como funcionará o PIX por aproximação?
O novo sistema permitirá que os usuários façam pagamentos de forma semelhante aos cartões de crédito e débito por aproximação. Utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication), presente em alguns celulares, o consumidor poderá apenas aproximar o aparelho de um terminal compatível para concluir a transação.
O processo será simples:
✅ O usuário poderá cadastrar sua conta em uma carteira digital de preferência (como Google Pay, Apple Pay ou Samsung Pay).
✅ No momento do pagamento, bastará aproximar o celular da maquininha ou terminal habilitado.
✅ A transação será processada instantaneamente, sem necessidade de acessar o app do banco.
Além dos pagamentos presenciais, o PIX por aproximação também vai simplificar compras online, permitindo que o consumidor pague diretamente na plataforma da loja, sem precisar sair do ambiente para acessar outro aplicativo ou página da web.
Segurança e regulamentação
O Banco Central assegura que a nova modalidade seguirá os padrões de segurança exigidos pelo Open Finance, garantindo proteção aos dados dos usuários. As regulamentações foram detalhadas nas Resoluções BCB Nºs 406 e 407, publicadas em agosto de 2024, que definem:
🔹 Regras para participação das instituições financeiras;
🔹 Novos requisitos de capital social para empresas que oferecem o serviço;
🔹 O funcionamento da jornada sem redirecionamento, facilitando a experiência do usuário.
Disponibilidade nas instituições financeiras
Algumas instituições já oferecem testes do PIX por aproximação desde novembro de 2024. Com a regulamentação oficial, a tendência é que a adoção aumente nos próximos meses, permitindo que mais usuários utilizem a nova função no dia a dia.
Com a chegada do PIX por aproximação, o sistema de pagamentos brasileiro dá mais um passo para oferecer praticidade e agilidade, reduzindo ainda mais a dependência do dinheiro físico e tornando as transações ainda mais rápidas e seguras.
Leia mais: PIX por Aproximação começa no dia 28 de fevereiro; veja como vai funcionar- Mulher é encontrada morta dentro de casa em Ibirité, na Grande BH
- Atropelamento de vaca mata jovem de 19 anos e animal em Patrocínio, MG
- Minas Gerais registra 28 mortes por dengue e mais de 82 mil casos prováveis
- Bebê desaparece no Acre e mãe é morta após boato falso
- Suspeito tenta furar pneus de viaturas e atira contra PM em Uberlândia
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Caratinga Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews