No último dia 20, durante evento da TV Globo para anunciar a programação do Carnaval de 2025, o carnavalesco Milton Cunha emocionou o público ao descrever o desfile das escolas de samba como um ritual espiritual profundo, abordando temas como ancestralidade, quilombos e a invocação dos mortos.
Cunha explicou que o desfile começa com uma concentração energética, simbolizada pela barreira do primeiro portão da avenida, o que ele descreveu como o início das “giras”. Para ele, este momento é fundamental, principalmente para os mais velhos, que acreditam que ali “começa a cantar os mortos”. Ele explicou que, ao passar pela porta-bandeira com sua bandeira, o vento evoca os ancestrais falecidos, tornando o início do desfile um momento carregado de significado espiritual.
A sensação de respeito aos ancestrais, segundo Cunha, também está presente durante o “esquenta” da escola de samba. Esse momento, para ele, é como uma invocação daqueles que fundaram os quilombos e resistiram nas dificuldades. “Imagina um arrepio de estar ali cobrindo neste modelo de 2025”, disse o carnavalesco, ressaltando que o desfile será uma reinterpretação pulsante da tradição da escola.
O discurso de Cunha culminou com a declaração de que o desfile de 2025 será histórico, buscando explorar o “mistério dos tempos da roda de Aruanda”, representando a roda de um quilombo. O momento foi tão tocante que o jornalista Pedro Bassan, presente na ocasião, não conteve o arrepio ao ouvir as palavras de Cunha.
O carnaval de 2025 promete ser uma verdadeira celebração da memória e da cultura afro-brasileira, com um enfoque profundo na ancestralidade e na preservação das tradições que formam a base das escolas de samba.
Leia mais: Carnavalesco Milton Cunha descreve desfile como um ritual espiritual no evento da Globo- Mulher é encontrada morta dentro de casa em Ibirité, na Grande BH
- Atropelamento de vaca mata jovem de 19 anos e animal em Patrocínio, MG
- Minas Gerais registra 28 mortes por dengue e mais de 82 mil casos prováveis
- Bebê desaparece no Acre e mãe é morta após boato falso
- Suspeito tenta furar pneus de viaturas e atira contra PM em Uberlândia
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Caratinga Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews