O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), indicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que pode deixar o cargo caso seja implementada uma taxa sobre exportações do agronegócio. A sinalização ocorre em meio às pressões de setores do Congresso para que o governo aumente a tributação sobre commodities como carne, soja, milho e etanol.
Crise e Pressão Política
A crise entre Fávaro e a bancada do agronegócio se intensificou após a suspensão das linhas de crédito do Plano Safra, uma medida adotada pelo Tesouro Nacional devido à falta de aprovação do Orçamento de 2024. A decisão gerou forte insatisfação na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e na Confederação Nacional da Agricultura (CNA). O ministro, por sua vez, criticou a postura da FPA, alegando que a bancada se transformou em um grupo de oposição.
A tensão aumentou quando o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, assumiu as negociações para destravar os recursos. Haddad articulou junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma Medida Provisória liberando R$ 4,1 bilhões para a retomada das contratações do Plano Safra. A atitude foi elogiada pelo presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP-PR), que criticou a falta de diálogo com o Ministério da Agricultura.
Possível Substituição?
Nos bastidores, especula-se que a permanência de Fávaro está ameaçada. O nome do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira, tem sido cogitado para o cargo, em meio às movimentações da reforma ministerial promovida por Lula.
No entanto, o PSD, partido de Fávaro, reforça que não aceitará perder o Ministério da Agricultura, visto como estratégico. O partido, liderado por Gilberto Kassab, também comanda o Ministério de Minas e Energia, com Alexandre Silveira, e o Ministério da Pesca, com André de Paula, mas considera que só os dois primeiros têm peso político relevante.
Por enquanto, o presidente Lula não sinalizou intenção de substituir Fávaro, mas a pressão dentro do Congresso e do setor agropecuário segue crescendo, tornando o futuro do ministro incerto.
Leia mais: Crise no Agro: Ministro Carlos Fávaro Sinaliza Saída Caso Haja Taxação das Exportações- Falta de comida e preços abusivos geram caos no primeiro dia da COP30 em Belém
- Remuneração fora do limite compromete credibilidade do Judiciário”, alerta novo presidente do TST
- Inflação no Brasil permanece em 4,55% ao ano, mostra Boletim Focus
- Bolsonaristas traçam ofensiva para conquistar maioria no Senado em 2026
- Gilmar Mendes afronta CPMI do INSS e causa reação no Congresso
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BR-040 BR-116 BR-262 BR-365 BR-381 Contagem Corpo de Bombeiros Crime Cruzeiro Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Nova Lima Patos de Minas Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Pouso Alegre Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Sabará Samu Santa Luzia Sete Lagoas Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews




