O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, nesta quarta-feira (5), o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para estender o prazo de resposta à denúncia de suposta tentativa de golpe de Estado. A decisão, proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, mantém o período de 15 dias originalmente estabelecido para a apresentação da defesa prévia.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Bolsonaro e outras 33 pessoas por crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e organização criminosa armada. A defesa do ex-presidente solicitou a ampliação do prazo para 83 dias, argumentando a necessidade de mais tempo para analisar as acusações e preparar uma resposta adequada.
O ministro Alexandre de Moraes destacou que não há previsão legal para a extensão do prazo de resposta preliminar e que as defesas tiveram amplo acesso aos autos do processo. Além disso, ressaltou que a legislação não prevê a possibilidade de a defesa se manifestar apenas após a apresentação da defesa prévia de colaboradores, como o tenente-coronel Mauro Cid, cujas informações serviram de base para a investigação conduzida pela Polícia Federal.
Com a decisão, o prazo para a apresentação das defesas prévias dos acusados permanece de 15 dias, contados a partir da notificação ocorrida em 19 de fevereiro. Após a entrega das defesas, caberá ao STF analisar as manifestações para decidir se há elementos suficientes para receber a denúncia da PGR e instaurar a ação penal.
Em outro desdobramento relacionado, o STF também rejeitou, por nove votos a um, o pedido da defesa de Bolsonaro para afastar o ministro Alexandre de Moraes da condução do inquérito sobre a tentativa de golpe de Estado. A defesa alegava que Moraes seria suspeito para conduzir as investigações por ser apontado como vítima da trama golpista. No entanto, a maioria dos ministros entendeu que o crime de golpe de Estado ocorre contra a coletividade, não contra uma pessoa em específico.
Leia mais: STF mantém prazo para defesa de Bolsonaro em investigação sobre suposta tentativa de golpe- Governo Lula Lança Campanha Publicitária para Reverter Baixa Popularidade
- Advogados de Bolsonaro Acionam OAB Contra Alexandre de Moraes: ‘Mãos Atadas’
- Estadão Aponta Governo Lula Como Responsável Pela Alta dos Juros
- Moraes Pede 14 Anos de Prisão para Mulher que Manchou Estátua com Batom no 8 de Janeiro
- Reprovação ao governo de Lula atinge 60% no Rio Grande do Sul, segundo pesquisa
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis EUA Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews