A avaliação negativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou um aumento significativo nos últimos meses, superando pela primeira vez a marca de 50%, conforme dados de uma pesquisa realizada pelo instituto AtlasIntel. O levantamento, divulgado nesta sexta-feira, 7, mostrou que 50,8% dos entrevistados classificaram a gestão como ruim ou péssima, um aumento de 4,3 pontos percentuais em relação ao índice de janeiro, que era de 46,5%.
O número de pessoas que consideram o governo ótimo ou bom permaneceu estável, caindo levemente de 37,8% para 37,6%, com uma variação de apenas 0,2 ponto percentual. Já os que classificam a administração como regular foram 11,3%, uma queda considerável em relação aos 15,6% registrados em janeiro.
A pesquisa foi conduzida entre os dias 24 e 27 de fevereiro de 2024 e contou com a participação de 5.710 eleitores. A margem de erro é de 1 ponto percentual, com um índice de confiabilidade de 95%.
A avaliação negativa é mais acentuada em determinados grupos demográficos. A maioria dos evangélicos (76,3%) e dos moradores das regiões Sul (62,7%) e Centro-Oeste (59,3%) consideram a gestão de Lula ruim ou péssima. Em contraste, os grupos que demonstraram maior aprovação incluem agnósticos ou ateus (57,3%), pessoas acima de 60 anos (53,3%) e indivíduos com até o ensino fundamental (51,8%).
Quando questionados sobre o desempenho de Lula, 53% dos entrevistados desaprovam seu governo, ligeiramente superior aos 51,4% registrados em janeiro. Já 45,7% aprovam a gestão, com uma leve queda em relação aos 45,9% do mês anterior. Outros 1,3% dos participantes não souberam ou não quiseram responder.
No que diz respeito ao desempenho do governo em áreas específicas, os entrevistados apontaram a carga fiscal e os impostos como os aspectos mais criticados, com 58% e 57% de avaliação “péssima” respectivamente. Já as políticas sociais e a criação de empregos receberam as melhores avaliações, com 35% e 34% de “ótimo”.
Em comparação com o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 49,4% dos entrevistados consideram o governo Lula pior, enquanto 48,9% acreditam que a gestão do petista é melhor. Para 1,7% dos respondentes, ambos os governos são igualmente avaliados.
Cenários de 2026: Lula perde para Tarcísio e empata com Bolsonaro em segundo turno
A pesquisa também simulou cenários para as eleições presidenciais de 2026. Embora Jair Bolsonaro seja inelegível até 2030, a pesquisa indicou que o ex-presidente lidera em uma simulação contra Lula em um possível segundo turno, com 49% das intenções de voto, contra 48% para o atual presidente. No primeiro turno, Bolsonaro aparece à frente com 45,8%, seguido de Lula com 42,9%, e com Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) ficando com 4,4% e 2,7%, respectivamente.
Em um cenário em que Bolsonaro é substituído pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a pesquisa aponta uma ligeira vantagem para Lula, com 41,6% das intenções de voto contra 32,3% do governador paulista. No segundo turno entre os dois, Tarcísio teria 49% das intenções de voto, contra 47% de Lula, mostrando uma disputa acirrada.
A pesquisa também testou outros cenários com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), onde Lula venceria facilmente, com 48% contra 44% do filho do ex-presidente.
Esses números refletem uma polarização política cada vez mais evidente no Brasil, com Lula e Bolsonaro figurando como os principais nomes nas disputas presidenciais, mesmo em cenários futuros.
Leia mais: Avaliação negativa do governo Lula supera 50% e cresce em comparação a janeiro, aponta pesquisa AtlasIntel- Mulher é encontrada morta dentro de casa em Ibirité, na Grande BH
- Atropelamento de vaca mata jovem de 19 anos e animal em Patrocínio, MG
- Minas Gerais registra 28 mortes por dengue e mais de 82 mil casos prováveis
- Bebê desaparece no Acre e mãe é morta após boato falso
- Suspeito tenta furar pneus de viaturas e atira contra PM em Uberlândia
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Caratinga Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews