O governo dos Estados Unidos intensificou sua política de combate à corrupção e às violações de direitos humanos na América Latina, ampliando a lista de líderes proibidos de ingressar no país. Entre os mais recentes alvos das sanções estão a ex-presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, e seu ex-ministro de Planejamento, Julio de Vido, ambos acusados de envolvimento em esquemas de corrupção durante seus mandatos.
Cristina Kirchner, que governou a Argentina entre 2007 e 2015 e exerceu o cargo de vice-presidente de 2019 a 2023, foi condenada a seis anos de prisão e recebeu uma proibição vitalícia para ocupar cargos públicos, após ser considerada culpada de fraudes relacionadas a contratos de obras públicas. Ela nega as acusações e está recorrendo da sentença.
Outro líder sancionado é o ex-presidente do Equador, Rafael Correa, impedido de entrar nos EUA devido a acusações de corrupção significativa. Correa, que governou o país de 2007 a 2017, foi condenado por aceitar subornos em troca de contratos governamentais favoráveis. Atualmente, ele reside na Bélgica e nega as acusações, alegando perseguição política.
O ex-presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, também foi alvo das sanções americanas. Washington o acusa de aceitar propinas durante seu mandato, o que levou à sua inclusão na lista de pessoas proibidas de ingressar nos EUA. Giammattei, que deixou o cargo recentemente, nega as acusações.
Além disso, os EUA impuseram sanções a 21 altos funcionários do governo venezuelano, incluindo chefes de segurança e ministros do presidente Nicolás Maduro, acusados de repressão e fraude eleitoral nas eleições de julho de 2024. Entre os sancionados estão figuras-chave dos serviços de inteligência e representantes oficiais do governo chavista.
Essas medidas refletem a postura firme dos EUA em relação à corrupção e às violações de direitos humanos na América Latina, visando pressionar líderes e ex-líderes a responderem por suas ações e promoverem a democracia e o Estado de Direito na região.
Leia mais: EUA ampliam lista de líderes latino-americanos barrados por corrupção e violações de direitos humanos- Nota de Barroso à The Economist causa desconforto no STF e reação da oposição
- Explosão em plataforma desativada da Petrobras na Bacia de Campos deixa 14 feridos
- Após seis feminicídios em um único dia, RS antecipa lançamento de plataforma para pedido de medida protetiva online
- Colisão entre carro e caminhonete mata mulher na MGC-154 no Domingo de Páscoa
- EUA e Irã avançam em negociações e iniciam esboço de novo acordo nuclear
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews