Brasil e Argentina eliminaram o limite de voos regulares de passageiros entre os dois países, que anteriormente era de 170 voos por semana. Essa mudança permitirá que as companhias aéreas determinem livremente a quantidade de viagens entre os destinos.
A decisão foi anunciada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta quarta-feira (13) e faz parte de um acordo firmado no início do mês entre a Anac e a Administração Nacional de Aviação Civil da Argentina.
Antes dessa medida, a quantidade de voos semanais autorizados era de 163 voos do Brasil para a Argentina, quase atingindo o limite estabelecido anteriormente.
De acordo com a Anac, essa flexibilização permitirá que as empresas aéreas planejem suas operações de forma mais livre, podendo potencialmente aumentar a oferta de serviços e promover maior concorrência nas rotas entre Brasil e Argentina.
A agência brasileira explicou que o limite de voos existia devido à ausência de um acordo mais amplo entre os dois países. O memorando assinado neste mês já está em vigor, e posteriormente será formalizado um acordo bilateral entre Brasil e Argentina para validar os termos acordados.
A Gol, uma das companhias aéreas que opera voos para a Argentina, expressou apoio a medidas que estimulem a demanda por viagens e contribuam para a democratização do transporte aéreo. Enquanto isso, a Latam está analisando as informações sobre a mudança.