O Brasil ultrapassou a marca de 1,5 milhão de casos suspeitos de dengue, com um total de 450 mortes confirmadas e outros 849 óbitos em fase de investigação, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (12). Além disso, há 13.112 casos graves da doença em todo o país. Até o momento, nove estados e 271 municípios brasileiros declararam estado de emergência devido ao aumento dos casos de dengue.
O Ministério da Saúde também destacou que os casos de dengue em Minas Gerais estão desacelerando. Na última semana epidemiológica, o estado registrou 18.778 casos da doença, enquanto na semana anterior haviam sido contabilizados 58.001 casos. Anteriormente, Minas teve três semanas consecutivas com pouco mais de 80 mil casos confirmados de dengue. Segundo a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, essa redução indica uma tendência de queda nos registros de casos de dengue nas próximas semanas.
Com 531.418 casos prováveis da doença em 2024, Minas Gerais é o segundo estado do país com maior incidência de dengue, ficando atrás apenas do Distrito Federal, que registrou 109 óbitos pela doença. Dentre os casos mineiros, 2.124 são considerados graves e 68 resultaram em morte confirmada por dengue.
Ainda durante a coletiva, Ethel Maciel alertou para o aumento dos casos de Chikungunha, especialmente em algumas regiões de Minas Gerais, onde os sintomas da doença estão sendo confundidos com os da dengue. O Brasil já registrou 78.775 casos prováveis de Chikungunha, com 31 mortes confirmadas e outras 58 em investigação.