Durante sua participação na 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propagou fake news envolvendo o número de crianças que morreram na Faixa de Gaza.
Na ocasião, o petista disse que 12,3 milhões delas foram a óbito em razão de bombardeios israelenses. Entretanto, o número total de habitantes no local é de cerca de 2,2 milhões de pessoas. – É uma homenagem as quase 12 milhões e 300 mil crianças que morreram na Faixa de Gaza, em Israel, bombardeadas em uma guerra insana contra a humanidade.
Nós não podemos perder o direito de nos indignarmos. Quando a sociedade perde o direito da indignação, tudo fica normal – declarou ele, sendo aplaudido no evento, que foi realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
Na última semana, o Hamas afirmou, por meio do Ministério da Saúde da Palestina, que 32 mil palestinos morreram na guerra. O conflito, que dura mais de 180 dias, foi iniciado após o atentado contra Israel em 7 de outubro de 2023, quando o grupo terrorista matou 1.200 pessoas e levou centenas como reféns.