28.4 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoOposição reage a Lula e promete derrubar veto a projeto das “saidinhas”

Oposição reage a Lula e promete derrubar veto a projeto das “saidinhas”

Lula contraria o Congresso Nacional e permite a "saidinha" de presos para visitar a família. O deputado federal Sanderson (PL-RS) também comentou que o veto de Lula é uma demonstração de fraqueza do governo.

Parlamentares da oposição reagem firmemente ao veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que proibiria as “saidinhas” de presos em datas comemorativas. O veto parcial permitiu que detentos tenham direito a deixar a prisão temporariamente para visitar familiares, desde que usando tornozeleira eletrônica.

Os membros do Congresso Nacional estão confiantes de que conseguirão derrubar o veto presidencial sem grandes obstáculos. A aprovação do projeto original teve amplo apoio no Legislativo, com 62 votos favoráveis no Senado, apenas dois contrários e uma abstenção. Na Câmara, a proposta foi aprovada simbolicamente, com o consentimento de todos os partidos, já que o governo não orientou a bancada a votar contra.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente do partido Progressistas, expressou convicção de que o veto será derrubado “com a maior facilidade”, um sentimento compartilhado por outros partidos do Centrão. Da mesma forma, o deputado federal Mendonça Filho (União-PE) acredita na derrubada sem grandes dificuldades.

Os parlamentares da oposição foram os mais incisivos ao criticar a decisão de Lula. O senador Sérgio Moro (União-PR) declarou que trabalhará com seus colegas para anular o veto presidencial, enfatizando que a ação de Lula ignora as vítimas e a segurança da sociedade.

“Nós certamente derrubaremos o veto dele (Lula)”, afirmou Bibo Nunes (PL-RS). O deputado federal Sanderson (PL-RS) também comentou que o veto de Lula é uma demonstração de fraqueza do governo e, por isso, será derrubado pelo Congresso Nacional.

Para reverter um veto presidencial, é necessário o voto da maioria absoluta dos membros da Câmara dos Deputados e do Senado. Isso representa 257 votos na Câmara e 41 no Senado. Se não houver esse número de votos em cada Casa, o veto é mantido.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br