O pedido da classe artística foi atendido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que autorizou a realização de shows para angariar fundos para as campanhas eleitorais de 2024. O TSE também confirmou que os candidatos estão liberados para comparecer e discursar nesses eventos.
Na terça-feira 27, a Corte aprovou 12 resoluções, incluindo a medida em questão.
Ao contrário dos “showmícios”, onde os músicos são remunerados pelo candidato e a entrada é gratuita, o show de arrecadação é um evento pago, onde o artista doa os recursos arrecadados com a venda de ingressos para uma campanha específica.
Durante audiências públicas no TSE, a reivindicação foi abordada principalmente pela Procure Saber, uma fundação liderada por Paula Lavigne, esposa de Caetano Veloso.
Resolução do TSE
Aprovada pelos ministros, diz uma resolução: “O texto aprovado traz importantes novidades, como a possibilidade de divulgação de posição política por artistas e influenciadores em shows, apresentações, performances artísticas e perfis e canais de pessoas na internet, desde que as manifestações sejam voluntárias e gratuitas”. As informações são da Revista Oeste.