20.8 C
Belo Horizonte
InícioEconomiaExclusividade da Ambev no Carnaval de BH gera críticas de sindicato e...

Exclusividade da Ambev no Carnaval de BH gera críticas de sindicato e ambulantes

A decisão da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) de permitir a venda exclusiva de bebidas da Ambev em dez trechos do circuito oficial do Carnaval gerou descontentamento entre o Sindicato das Indústrias de Cervejas e Bebidas de Minas Gerais (Sinde Bebidas) e ambulantes. O contrato de patrocínio firmado entre a empresa e a Belotur estabelece a restrição, impedindo a comercialização de outras marcas de cerveja nesses locais.

Para Mário Moraes Marques, presidente do Sinde Bebidas, a cláusula é abusiva e prejudica produtores locais. “Essa exclusividade retira o direito de comercialização de produtos que movimentam o turismo em Minas Gerais e Belo Horizonte durante todo o ano, como as cervejas e bebidas artesanais, reconhecidas nacionalmente”, afirmou.

O sindicato já entrou em contato com a PBH para buscar uma alternativa que permita a venda de outras marcas durante a festa. Segundo Marques, a recepção foi positiva, e há expectativa de um acordo para flexibilizar a comercialização.

Regras para ambulantes e fiscalização

Conforme a PBH, nas principais ruas do Carnaval de BH, apenas cervejas da Ambev poderão ser vendidas. Ambulantes flagrados comercializando produtos de outras marcas serão notificados a se retirar da área, podendo ser removidos pela Polícia Militar ou Guarda Municipal em caso de resistência. A restrição, no entanto, não se aplica a outras bebidas.

Ambulantes também demonstraram insatisfação com a medida, argumentando que a exclusividade reduz suas opções de venda e pode impactar seus lucros.

Posicionamento da Belotur e da Ambev

A Belotur esclareceu que o edital de patrocínio do Carnaval de BH previa cotas de exclusividade comercial para determinados setores e que a Ambev foi a única empresa interessada na categoria de cervejas. A restrição vale entre 28 de fevereiro e 4 de março nos dez pontos definidos.

Já a Ambev informou que a comercialização de seus produtos por ambulantes credenciados seguirá as normas estabelecidas pela Belotur no edital de licitação.

Leia mais: Exclusividade da Ambev no Carnaval de BH gera críticas de sindicato e ambulantes

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis EUA Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui