20.1 C
Belo Horizonte
InícioEconomiaMinas Gerais retoma crescimento na geração de empregos com mais de 13...

Minas Gerais retoma crescimento na geração de empregos com mais de 13 mil postos criados

O setor industrial foi o principal responsável pelo crescimento na geração de empregos em Minas Gerais

Minas Gerais registrou um aumento na geração de empregos em janeiro, com a abertura de 13.784 novos postos de trabalho, de acordo com dados do Novo Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta sexta-feira (15/3). Esse saldo positivo foi impulsionado por 222.131 admissões e 208.347 desligamentos no estado durante o período.

Desde 2019, Minas Gerais acumula mais de 750 mil empregos gerados, resultado do empenho do Governo do Estado em atrair investimentos privados. Amanda Carvalho, diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidades de Trabalho da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), destacou que o estado alcançou a marca de mais de R$ 114 bilhões em investimentos privados no último ano, o que contribuiu significativamente para esse resultado positivo.

Comparado a janeiro de 2023, houve um aumento na geração de empregos, com 11.903 postos de trabalho a mais. Esse resultado demonstra a retomada do crescimento econômico em Minas Gerais, interrompida apenas em dezembro, quando houve uma queda de 47 mil empregos.

A nível nacional, o Brasil registrou um saldo de 180.395 postos de trabalho criados em janeiro, com Minas Gerais desempenhando um papel destacado. O estado representa 10,47% do total de empregos formais no Brasil, com um estoque significativo de mais de 4,7 milhões de vagas abertas, posicionando-se como o segundo estado com maior estoque de empregos, atrás apenas de São Paulo.

O setor industrial foi o principal responsável pelo crescimento na geração de empregos em Minas Gerais, seguido pelos setores de Serviços, Construção e Agropecuária, que também apresentaram resultados positivos. Apenas o setor de Comércio registrou um saldo negativo, com 6.643 postos de trabalho a menos.

Esses números refletem a dinâmica econômica vigorosa do estado e o impacto das políticas de investimento em promover a geração de empregos. Com expectativas otimistas para os próximos meses, a tendência é de crescimento contínuo no mercado de trabalho em Minas Gerais.

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br