Após mais de 150 dias sem chuvas significativas, a primavera chegou a Minas Gerais no domingo (22/9) com precipitações nas regiões Central, Sul, Zona da Mata e Triângulo Mineiro. No entanto, a primeira semana da estação será marcada por calor intenso e tempo seco, de acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge).
Heriberto dos Anjos, meteorologista do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), alerta que uma massa de ar quente começou a ganhar força nesta segunda-feira (23/9), elevando as temperaturas em várias regiões do estado. O Triângulo Mineiro e o Norte de Minas podem atingir temperaturas superiores a 37°C, com índices de umidade abaixo de 20%, caracterizando estado de alerta. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, as máximas devem chegar a 33°C.
Apesar do início quente e seco, a previsão para a primavera é de chuvas dentro da média, com maior frequência a partir da segunda quinzena de novembro e em dezembro. As condições climáticas serão influenciadas pelo fenômeno La Niña, que deve ser de intensidade fraca a moderada. “Embora as temperaturas fiquem acima da média, não serão tão extremas quanto no ano passado, quando o El Niño predominou”, explica o meteorologista.
A expectativa é que, com o avanço da estação, as chuvas ajudem a elevar os níveis de umidade no estado, aliviando os impactos da seca prolongada.