20.8 C
Belo Horizonte
InícioGeralTempestade com granizo e ventos de até 60 km/h alerta cidades de...

Tempestade com granizo e ventos de até 60 km/h alerta cidades de Minas Gerais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta quinta-feira (24), um alerta de perigo para tempestades com granizo que devem atingir 224 cidades de Minas Gerais nas próximas horas. O alerta é válido entre 9h desta quinta-feira e 10h de sexta-feira (25), abrangendo regiões como Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata.Image

De acordo com o Inmet, as tempestades podem provocar precipitações de até 50 mm por dia e rajadas de vento que podem alcançar 60 km/h. Entre os possíveis impactos, o órgão destaca a queda de árvores, alagamentos, danos em plantações e instabilidades na rede de energia elétrica.

O comunicado do Inmet também reforça orientações para a população. Em caso de ventos fortes, as pessoas devem evitar se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Recomenda-se ainda desligar aparelhos elétricos e procurar abrigo seguro. Em caso de emergências, os cidadãos devem contatar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Além disso, um ciclone extratropical se forma nesta quinta-feira sobre o Uruguai, e a previsão é de que ele traga uma onda de tempestades para o Sul do Brasil. Com isso, o alerta de perigo foi ampliado de laranja para vermelho em quase 600 cidades nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As condições meteorológicas podem levar a chuvas intensas de até 100 mm por dia, ventos superiores a 100 km/h e granizo.

A MetSul, que também emitiu alerta, prevê um cenário meteorológico complexo com risco de tempestades severas até sexta-feira (25), afetando áreas do Centro-Sul do Brasil e Mato Grosso do Sul.

Populações dessas regiões devem seguir as orientações dos órgãos de segurança.


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS