Neste sábado (26), fortes chuvas atingiram Minas Gerais, especialmente nas cidades de Belo Horizonte e Uberaba, onde há alertas de temporais, rajadas de vento e alagamentos. A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de chuvas intensas com volume de 20 a 30 mm e ventos de até 50 km/h, com validade até as 8h de domingo. Em Uberaba, as chuvas foram ainda mais intensas, com alerta de perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê precipitação de até 100 mm e ventos de 100 km/h.
Durante a tarde, o temporal em Uberaba provocou cinco resgates por parte do Corpo de Bombeiros, envolvendo oito pessoas, incluindo duas crianças, que foram arrastadas por enxurradas. Na Avenida Leopoldino de Oliveira, um casal e duas crianças foram resgatados de uma caminhonete inundada. Em outra ocorrência, um motociclista foi arrastado pela força da água e conseguiu se salvar ao se prender a um posto de gasolina. Outras duas pessoas também tiveram seus veículos submersos após serem arrastadas para valas alagadas.
Além dos salvamentos em Uberaba, o Corpo de Bombeiros recebeu 22 chamados por quedas de árvores, que bloquearam vias e danificaram veículos. A Defesa Civil e a Prefeitura estão em campo para auxiliar na desobstrução.
Em paralelo, outubro de 2024 já figura entre os mais chuvosos em Minas Gerais. Segundo o Climatempo, várias cidades já superaram suas médias históricas de precipitação para o mês. Em Belo Horizonte, o acumulado é de 199 mm, ou 180% da média esperada para outubro. Uberlândia já contabiliza 219 mm, superando em 108 mm a média para o período. Na Zona da Mata, Juiz de Fora registrou 217,7 mm, e Ouro Preto, na região Central, chegou a 225,7 mm de precipitação.
A Defesa Civil recomenda evitar áreas de inundação, não trafegar em ruas alagadas e manter distância de árvores e estruturas metálicas devido ao risco de quedas e descargas elétricas.
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews