O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para 56 cidades de Minas Gerais, onde são esperadas chuvas intensas de até 60 mm por hora, acompanhadas por ventos de até 100 km/h. O alerta é válido até as 10h desta quarta-feira (6) e atinge, principalmente, as regiões do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Noroeste do estado.
Além do risco de alagamentos, o fenômeno pode provocar cortes de energia, quedas de árvores e descargas elétricas. O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores e que veículos não sejam estacionados próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. A Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) estão à disposição para mais informações e apoio.
Fenômeno orográfico cobre a Serra do Curral em BH
A quarta-feira (6) também amanheceu com a Serra do Curral, em Belo Horizonte, coberta por uma densa nuvem, no fenômeno conhecido como nuvem orográfica. Essa formação acontece quando o ar úmido é forçado a subir ao longo da serra, condensando-se e formando uma espécie de “cascata” de nuvens. Esse fenômeno é típico do período da primavera em Minas Gerais, devido à alta umidade e ao calor, que favorecem a formação de nuvens e aumentam as chances de chuva.
Precipitação intensa em Belo Horizonte
Segundo a Defesa Civil, Belo Horizonte registrou quase 20% da média mensal de chuva em apenas um dia. A região Centro-Sul da cidade recebeu 45,2 mm de chuva, sendo a área com maior volume até agora. A média para todo o mês de novembro é de 236 mm.
Confira o volume acumulado de chuva até as 6h do dia 6 de novembro em outras regiões da capital:
- Leste: 34,6 mm (14,7% da média mensal)
- Venda Nova: 25,6 mm (10,8%)
- Oeste: 16,6 mm (7%)
Com a instabilidade climática prevista para os próximos dias, a Defesa Civil recomenda que os moradores fiquem atentos a novos comunicados e tomem precauções para evitar acidentes.
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews