20.1 C
Belo Horizonte
InícioGeralTemporal em BH reforça necessidade de adaptação para eventos climáticos extremos, afirma...

Temporal em BH reforça necessidade de adaptação para eventos climáticos extremos, afirma meteorologista

O intenso temporal que atingiu Belo Horizonte nesta quarta-feira (13), especialmente na região Norte da cidade, resultou em alagamentos e no rompimento de uma barragem no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado. Lizandro Gemiacki, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), destacou que a capital mineira precisa se adaptar a eventos climáticos cada vez mais frequentes e intensos. O fenômeno, que registrou mais de 70 milímetros de chuva em aproximadamente uma hora, é considerado reflexo de mudanças climáticas globais.

“O volume de precipitação registrado equivale ao de uma chuva forte e torrencial, alcançando níveis de alerta laranja e vermelho em nossos avisos meteorológicos. Esse tipo de tempestade tem ocorrido de maneira mais frequente nos últimos anos em Belo Horizonte, onde a impermeabilização do solo agrava os impactos,” explicou Gemiacki. Segundo ele, a rápida saturação de áreas urbanizadas facilita o surgimento de alagamentos com picos de cheia mais intensos e recorrentes.

O meteorologista também sugeriu medidas para mitigar o problema, como o aprimoramento da permeabilização do solo e a regularização das vazões para evitar enchentes severas. “Esses eventos trazem transtornos em muitas cidades, mas as condições locais influenciam a gravidade. Em BH, os alagamentos ocorrem mais rapidamente devido ao volume de áreas impermeabilizadas,” comentou.

Nos últimos anos, Belo Horizonte adotou a construção de “piscinões” para conter o fluxo de água das chuvas e minimizar os impactos em áreas de risco. Ainda assim, Gemiacki acredita que há necessidade de ações mais abrangentes, destacando a frequência crescente de extremos climáticos, como ondas de calor, frio intenso e períodos de seca, que têm desafiado cidades em todo o mundo.

A Prefeitura de Belo Horizonte foi procurada pela reportagem para comentar as medidas em andamento para adaptação climática, mas até o momento não forneceu retorno.

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br