A BR-381, importante via que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, terá seu contrato de concessão assinado na próxima segunda-feira (20). A empresa 4UM Investimentos, vencedora do leilão realizado em agosto do ano passado, assumirá a administração da rodovia a partir do dia 6 de fevereiro, iniciando imediatamente as operações com máquinas na pista.
Conhecida como “Rodovia da Morte” devido ao alto índice de acidentes fatais, a BR-381 enfrentou quatro leilões sem propostas antes que a licitação fosse reestruturada. O trecho entre Sabará e Caeté ficou sob administração do governo federal, devido às dificuldades causadas pelo grande número de desapropriações e pelo relevo complexo, que afastavam investidores.
O contrato de concessão, que terá duração de 30 anos e um investimento de R$ 9,34 bilhões, prevê melhorias significativas na rodovia. Entre as principais intervenções estão a duplicação de trechos, a recuperação da infraestrutura existente, a implantação de faixas adicionais, a modernização da sinalização e a prestação de serviços de socorro ao usuário. Além disso, a concessão permitirá o pagamento automático de pedágio por meio de TAGs eletrônicas, proporcionando mais agilidade e comodidade aos motoristas.
Leilão das BR-040 e BR-495 Está Marcado para Abril de 2025
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou nesta sexta-feira (17) o edital de concessão do trecho da BR-040, que liga Juiz de Fora à divisa com o Rio de Janeiro. O leilão ocorrerá no dia 30 de abril de 2025, e o edital completo será publicado no Diário Oficial da União a partir de segunda-feira (20).
O projeto prevê a modernização de 218,9 km da rodovia, com destaque para obras em Minas Gerais. Entre as melhorias previstas estão 13,1 km de duplicação, 86,6 km de faixas adicionais e ajustes no traçado, visando melhorar o fluxo de tráfego e aumentar a segurança de motoristas, pedestres e caminhoneiros.
A entrega das propostas acontecerá na sede da B3, em São Paulo, no dia 25 de abril de 2025. O critério de escolha será o maior desconto sobre a tarifa de pedágio, garantindo menores custos aos usuários e assegurando o cumprimento das obras programadas. A ANTT espera uma concorrência acirrada entre as empresas interessadas na concessão.
O pacote de melhorias também inclui a construção de 12 passarelas, sete passagens de fauna, um Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros, 32 pontos de ônibus e 11,7 km de ciclovias. Essas obras visam aumentar a segurança viária e a comodidade dos usuários, além de preservar o meio ambiente.
As intervenções devem ser concluídas até o sexto ano de contrato, com marcos importantes já no quinto ano da concessão.
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