19.7 C
Belo Horizonte
InícioGeralNúmero de Cidades em Emergência por Chuvas em Minas Gerais Chega a...

Número de Cidades em Emergência por Chuvas em Minas Gerais Chega a 106; Mais de 3.900 Pessoas Afetadas

Período chuvoso já causou 26 mortes no estado, sendo a maioria vítimas de alagamentos e deslizamentos de terra.

O número de cidades de Minas Gerais que decretaram estado de emergência devido às fortes chuvas continua a crescer. De acordo com o boletim da Defesa Civil estadual, atualizado nesta terça-feira (21), já são 106 municípios em situação de emergência. Além disso, 3.953 pessoas foram forçadas a deixar suas casas, estando agora desabrigadas ou desalojadas. O período chuvoso, que começou no final de setembro de 2024, já resultou na morte de 26 pessoas em todo o estado.

As mortes têm ocorrido em várias regiões do estado e estão associadas principalmente a alagamentos e deslizamentos de terra provocados pelas chuvas intensas. O primeiro óbito foi registrado em novembro, quando a influenciadora Jhei Soares Martins, de 28 anos, foi arrastada pela enxurrada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, após o carro em que ela e o marido estavam ser tomado pelas águas.

Em dezembro, diversas vítimas se somaram à trágica lista. No dia 19, três pessoas morreram após o carro em que estavam ser engolido por uma cratera que se abriu na BR-474 em Ipanema, no Vale do Rio Doce. Outros incidentes fatais ocorreram em Maripá de Minas, Coronel Pacheco, Raul Soares, Nepomuceno, Capinópolis e Alterosa, somando um total de 12 mortes até o final do mês.

Em janeiro de 2024, as chuvas continuaram a devastar o estado, causando mais óbitos. Em 9 de janeiro, dois homens faleceram na Zona da Mata: um idoso foi soterrado em Carangola, e outro foi arrastado pela correnteza em Tombos. O mês de janeiro também registrou tragédias em Ipatinga, onde 10 pessoas morreram em um único dia, incluindo cinco membros de uma mesma família.

O número de vítimas fatais atingiu 26 até agora, com o último caso confirmado em 14 de janeiro, quando uma idosa foi encontrada morta em Serro, na região do Vale do Jequitinhonha, após se afogar ao tentar atravessar um córrego durante uma forte chuva.

O Governo de Minas Gerais segue monitorando a situação e prestando assistência às vítimas, enquanto as autoridades continuam os esforços para lidar com os impactos da calamidade e evitar novos acidentes.

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui