Pela primeira vez em mais de um século, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) será comandado por uma mulher. A coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan foi anunciada como a nova comandante-geral da corporação nesta quarta-feira (29), pelo governador Romeu Zema (Novo). Ela assume o posto no lugar do coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho.
A nomeação da coronel Jordana reforça a política estadual de valorização da presença feminina em cargos de liderança. “Desde o início da minha gestão, as pessoas indicadas para cargos de liderança são escolhidas por critérios técnicos e competência. Tenho buscado valorizar o excelente trabalho das mulheres na administração pública de Minas Gerais, e a coronel Jordana é um desses exemplos. Tenho certeza de que fará uma gestão primorosa à frente dos Bombeiros, mantendo a corporação em um lugar de destaque no Brasil e no mundo”, declarou Zema.
Além da comandante-geral, o coronel Moisés Magalhães de Souza foi anunciado como subcomandante-geral da corporação e chefe do Estado-Maior. Ainda não há data definida para a cerimônia oficial de posse, que também marcará a despedida do coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho e da coronel Daniela Lopes Rocha da Costa.
Trajetória e experiência
Com uma carreira consolidada dentro do Corpo de Bombeiros, a coronel Jordana já ocupou diversas funções estratégicas na corporação. Ela atuou na Subchefia da Seção de Planejamento Operacional do Estado-Maior, no Subcomando do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) e na Chefia da Assessoria de Comunicação do CBMMG. Mais recentemente, ocupou a Diretoria de Assuntos Institucionais.
A nova comandante-geral é especialista em Administração Pública, com foco em Gestão de Pessoas, pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, além de possuir especialização em Gestão Estratégica e Políticas Públicas pela Academia de Bombeiros Militar. Ela também é professora e orientadora no curso de Pós-Graduação em Gestão, Proteção e Defesa Civil da Academia de Bombeiros Militar.
Mudança na estrutura de comando
O novo subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior, coronel Moisés Magalhães de Souza, também possui uma trajetória de destaque na corporação. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Normalização de Medidas contra Incêndio, Pânico e Explosões, e Gestão Estratégica e Políticas Públicas, ele desempenha papel fundamental na formação de novos oficiais, sendo professor e orientador no Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica e Políticas Públicas da Academia de Bombeiros Militar.
A troca de comando no CBMMG reforça o compromisso do governo estadual com a modernização e a equidade dentro das forças de segurança, além de reconhecer o trabalho de longa data desempenhado pelas mulheres na corporação. Com a nomeação da coronel Jordana, Minas Gerais avança na representatividade feminina em postos de alta liderança, promovendo um marco histórico na trajetória da instituição.
Leia mais: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais tem primeira comandante-geral mulher em 113 anos- Câmara Municipal de Belo Horizonte aprova auxílio-alimentação de R$ 2.374 para vereadores e servidores
- Polícia identifica e prende homem por roubo e agressão a idosa em Belo Horizonte
- Corpo de idosa desaparecida é encontrado dentro de rio em Rio Preto, MG
- Jovem é indiciado por matar mulher após briga de trânsito em Frutal, MG
- Homem é assassinado após ser chamado para ‘conversar’ em bar em Contagem, na Grande BH
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Cruzeiro Defesa Civil EUA Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews