18.4 C
Belo Horizonte
InícioGeralIdoso morre durante oração em igreja que ajudou a construir em Minas...

Idoso morre durante oração em igreja que ajudou a construir em Minas Gerais

Nelson Souza de Almeida, de 86 anos, faleceu enquanto rezava o terço com um grupo na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em Pouso Alegre, no Sul de Minas. O infarto ocorreu na manhã do dia 11 de fevereiro, durante a celebração do Dia de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos Enfermos.

Morador do bairro Jardim Noronha, Nelson foi uma figura central na fundação da comunidade católica local em 1997, tendo sido também Ministro da Eucaristia. Ele dedicou grande parte de sua vida à Igreja e à ajuda à comunidade, além de trabalhar por mais de uma década como supervisor na indústria Alpargatas, entre as décadas de 1970 e 1980.

Na manhã de sua morte, ele estava em oração antes da Missa dos Enfermos, prevista para às 9h. Testemunhas relatam que Nelson perdeu os sentidos enquanto rezava, sendo rapidamente socorrido por uma mulher que percebeu sua condição e trouxe água. O Samu foi chamado e, ao chegar por volta das 8h50, constatou que o idoso estava em parada cardiorrespiratória. Tentativas de reanimação não tiveram sucesso, e ele foi declarado morto às 9h55.

A missa de corpo presente ocorreu imediatamente após o falecimento, em uma celebração que uniu a memória de Nelson à Missa dos Enfermos. Maria Marta da Silva, amiga e coordenadora da comunidade, relembra com carinho o envolvimento constante de Nelson nas atividades religiosas e o quanto ele amava a igreja. “Ele morreu no dia da padroeira e no lugar que tanto amava”, afirmou Marta, emocionada.

Nelson, carinhosamente chamado de “Tio Nelson”, foi um dos responsáveis pela fundação da comunidade dos bairros Jardim América e Jardim Noronha. Ele também desempenhou papel fundamental na construção da igreja, que teve início com celebrações em casas e, em 1997, realizou sua primeira missa na Escola Polivalente. Nelson contribuiu ativamente na compra do terreno e na construção da capela.

Um de seus maiores legados foi a aquisição das imagens de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadette, trazidas diretamente da cidade de Lourdes, na França, um sonho que ele perseguiu com determinação. “Ele pediu doações de casa em casa até conseguir trazer a imagem. No dia da entronização, rezou em francês, com um sorriso de realização”, lembrou Marta.

Além de sua participação nas celebrações religiosas, Nelson era conhecido por sua generosidade, sempre envolvido em atos de caridade e apoio a quem precisava. “Ele morreu fazendo o que mais amava: rezando, na casa que ajudou a construir”, completou Marta. Nelson foi sepultado no dia 12 de fevereiro, deixando uma marca profunda na comunidade.

Leia mais: Idoso morre durante oração em igreja que ajudou a construir em Minas Gerais

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Caratinga Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui