Os moradores de Ipatinga atingidos pelas fortes chuvas de 12 de janeiro seguem enfrentando dificuldades enquanto aguardam o pagamento do aluguel social prometido pela prefeitura. O temporal deixou 10 mortos, mais de 1.500 desalojados e resultou na interdição de mais de 800 imóveis pela Defesa Civil Municipal.
Muitos dos desalojados relatam a incerteza sobre o futuro e criticam a falta de informações sobre o auxílio. Alguns afirmam estar vivendo de favor na casa de amigos e parentes, enquanto outros estão abrigados em um alojamento cedido pela Usiminas, no Centro da cidade.
Prefeitura promete pagamento ainda em fevereiro
Questionada sobre a demora, a Prefeitura de Ipatinga informou que recebeu cerca de 500 pedidos de concessão do benefício e que o primeiro pagamento deve ser realizado até esta quinta-feira (20 de fevereiro). O auxílio passou por um reajuste e, agora, é de R$ 600 por mês, válido inicialmente por seis meses, podendo ser prorrogado conforme necessidade.
O município também reforçou que o pagamento segue um trâmite legal, que envolve a análise dos documentos e a verificação do enquadramento nos critérios estabelecidos.
Revisão de imóveis e construção de moradias populares
Paralelamente, a Defesa Civil já iniciou a revistoria dos imóveis interditados para avaliar a possibilidade de retorno das famílias. Até o momento, 66 residências já foram liberadas.
Além disso, a prefeitura anunciou que está planejando a construção de moradias populares para os afetados, com projetos em análise. Nesta semana, o prefeito Gustavo Nunes esteve no Ministério das Cidades para discutir a adesão ao programa federal Minha Casa, Minha Vida – Calamidade, que pode viabilizar a construção de novas habitações na cidade.
Enquanto aguardam soluções definitivas, os desalojados esperam pelo aluguel social para garantir um lugar para viver com dignidade.
Leia mais: Desalojados pelas chuvas em Ipatinga ainda aguardam pagamento do aluguel social- Mulher é encontrada morta dentro de casa em Ibirité, na Grande BH
- Atropelamento de vaca mata jovem de 19 anos e animal em Patrocínio, MG
- Minas Gerais registra 28 mortes por dengue e mais de 82 mil casos prováveis
- Bebê desaparece no Acre e mãe é morta após boato falso
- Suspeito tenta furar pneus de viaturas e atira contra PM em Uberlândia
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Caratinga Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews