22.5 C
Belo Horizonte
InícioGeralCaratinga declara Luto Oficial em homenagem a Ziraldo

Caratinga declara Luto Oficial em homenagem a Ziraldo

Nascido em Caratinga em 24 de outubro de 1932, Ziraldo revelou seu talento precoce aos 6 anos, quando teve seu primeiro desenho publicado no jornal Folha de Minas.

A cidade de Caratinga, berço de Ziraldo Alves Pinto, está mergulhada em luto oficial por sete dias, em reverência ao legado do renomado cartunista, escritor e artista plástico. O decreto municipal de luto, assinado pelo prefeito Dr. Welington Moreira de Oliveira (PSD) sob o número 77/2024, foi publicado em edição extraordinária no Diário Oficial do município no último sábado, dia 6.

Ziraldo, um dos nomes mais proeminentes da cultura brasileira, morreu aos 91 anos enquanto dormia em seu apartamento na Zona Sul do Rio de Janeiro, no mesmo sábado. Reconhecido por sua multifacetada contribuição artística, que abrangeu o universo do cartum, jornalismo, literatura, pintura, teatro, charges e caricaturas, Ziraldo deixou um legado inestimável que transcendeu fronteiras e marcou gerações.

O velório público em homenagem ao grande artista ocorreu durante a manhã e tarde no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, oferecendo a oportunidade para que admiradores e amigos pudessem prestar suas últimas homenagens.

Nascido em Caratinga em 24 de outubro de 1932, Ziraldo revelou seu talento precoce aos 6 anos, quando teve seu primeiro desenho publicado no jornal Folha de Minas. Após completar seus estudos no Rio de Janeiro e obter sua formação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1957, Ziraldo traçou um percurso excepcionalmente criativo e impactante.

O decreto de luto oficial por sete dias tem como objetivo expressar a profunda tristeza pela perda de Ziraldo e solidarizar-se com seus familiares, amigos e admiradores durante esse momento de pesar nacional.

Além de Caratinga, outras cidades do Brasil também prestaram homenagens ao legado de Ziraldo. Curitiba, no Paraná, também decretou luto oficial em memória do cartunista que deixou sua marca na cidade com a criação dos personagens da “Família das Folhas”, como parte de uma campanha de sustentabilidade nas décadas de 1990 e recentemente revitalizada.

Os feitos notáveis de Ziraldo renderam-lhe prêmios importantes, como o Prêmio Jabuti de Literatura Infantil, por sua icônica obra “O Menino Maluquinho”, que alcançou a marca de 129 edições em 10 países e vendeu mais de 4 milhões de exemplares. O legado de Ziraldo continua vivo na memória de todos aqueles que tiveram a sorte de se encantar com suas criações.

Em outubro de 2022, Caratinga celebrou os 90 anos de Ziraldo com uma programação especial, incluindo exposições, rodas de conversa, lançamentos e apresentações teatrais em reconhecimento à sua contribuição incomparável para a cultura brasileira.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br