Apesar de uma leve desaceleração nos casos confirmados de dengue na última semana em Minas Gerais, as autoridades de saúde continuam vigilantes diante do grande número de casos suspeitos da doença no estado. Mais de 557 mil casos estão sob análise, enquanto o número de mortes confirmadas já chega a 158, com outras 245 em processo de apuração.
Segundo o Ministério da Saúde, na última semana epidemiológica, foram registrados mais de 17,3 mil casos prováveis de dengue em Minas Gerais, dos quais 4,5 mil foram confirmados. Desde o início do ano, o estado acumula mais de 326,3 mil casos confirmados da doença.
Diante desse cenário preocupante, Belo Horizonte adotou medidas de reforço no atendimento à população. Sete centros de saúde estarão abertos neste sábado (6) e domingo (7), das 7h às 19h, para atender pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika. Além dessas unidades, três Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs) e um hospital temporário também estarão em funcionamento.
É fundamental que a população esteja atenta aos sintomas da dengue, que incluem febre alta, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Além disso, é importante ficar atento aos sinais de alerta, como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, letargia ou irritabilidade, aumento progressivo do hematócrito e sangramento de mucosa, que podem indicar um quadro mais grave da doença.