A partir dehoje, segunda-feira, 15, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), marcará presença na World Travel Market (WTM) Latin America, a maior feira de turismo da América Latina, que acontece em São Paulo até quarta-feira (17/4) no Expo Center Norte. Com um estande próprio, o estado apresentará o “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”, exibindo os sabores e fazeres característicos da região como atração turística e lançando novas rotas e iniciativas.
O programa Mais Turistas será fortalecido com a participação na Feira WTM 2024, em parceria com o Centro Universitário UniBH, visando atrair investimentos e gerar oportunidades de negócios e empregos para Minas Gerais. O evento conta com o estande conjunto do Governo do Estado e do Sebrae Minas, apresentando oito receptivos que oferecerão produtos e serviços de destinos como as cidades históricas, o Geoparque Uberaba, e os roteiros turísticos pela Rota das Artes, Rota Cafés do Sul de Minas, e Café do Cerrado Mineiro, entre outros.
Destaque para o lançamento nacional do ExportaMinas pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), com foco na diversificação das exportações de produtos mineiros ligados à culinária, e da plataforma “Invest Minas Tur”, que conectará investidores a potenciais parceiros.
Durante os três dias da feira, a cozinha mineira será representada por um time 100% feminino de chefs, preparando pratos típicos e ressaltando a influência das mulheres na culinária local. A programação inclui a mostra “São José – O artesão”, com obras de mais de 50 artistas de diversas cidades mineiras, e encontros com jornalistas e gestores culturais para anunciar os festivais literários regionais.
Novas rotas turísticas prioritárias de Minas Gerais, como o Geoparque Uberaba, a Rota do Café do Cerrado Mineiro e a Rota Bahia-Minas, serão apresentadas durante o evento, fortalecendo o potencial turístico do estado e impulsionando o cicloturismo nas regiões do Jequitinhonha e Mucuri.
A WTM Latin America reunirá mais de 27 mil profissionais e expositores de cerca de 40 países.