A Prefeitura de Belo Horizonte continua empenhada na operação de retirada de veículos abandonados das ruas da capital, como parte das medidas de combate à dengue, zika e chikungunya. Até o momento, já foram removidos 163 veículos, sendo 29 encaminhados ao pátio da BHTrans e outros 134 retirados pelos proprietários após notificação.
Inicialmente, mais de 150 veículos em estado de abandono foram identificados, e agora esse número foi superado com a retirada efetiva de 163 veículos das vias da cidade. Mesmo alcançando a primeira meta, as ações continuam com um novo mapeamento, contando com a colaboração da população, que pode compartilhar locais com carros, motos e caminhões abandonados através do Portal de Serviços.
Os proprietários dos veículos abandonados são notificados e têm cinco dias úteis para realizar a retirada, sob pena de remoção para o pátio. Após a remoção, os proprietários têm um prazo de 60 dias para reaver o veículo. Após esse período, os veículos não retirados são encaminhados a leilão.
Essa operação de remoção de veículos abandonados está integrada ao amplo trabalho da Prefeitura de Belo Horizonte no combate aos focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Desde março, a iniciativa já resultou na retirada de 163 veículos das vias da capital, em uma média de mais de três veículos por dia ao longo de 42 dias de operação.
As regionais Oeste (58 veículos), Barreiro (38 veículos) e Leste (24 veículos) apresentaram os maiores índices de veículos removidos, representando 74% do total.
Os cidadãos podem colaborar informando locais com veículos em estado de abandono através do Portal de Serviços, fornecendo características do veículo e a localização exata. Com essas informações, os agentes da BHTrans realizam vistorias e notificam os proprietários, reforçando o compromisso conjunto da Prefeitura e da população no combate ao Aedes aegypti e na eliminação das doenças associadas.