23.6 C
Belo Horizonte
InícioEDUCAÇÃOPrefeitura decide instalar Instituto Federal no Barreiro, em Belo Horizonte, após mobilização...

Prefeitura decide instalar Instituto Federal no Barreiro, em Belo Horizonte, após mobilização  

Após inúmeras manifestações, tanto civis quanto políticas, e discussões na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o Barreiro foi definido como local ideal para o novo campus.

A Prefeitura de Belo Horizonte definiu que o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) será instalado na Região do Barreiro, conforme anunciado pelo secretário de assuntos municipais Paulo Lamac. Essa decisão ocorre a apenas um mês do prazo final estabelecido pelo Ministério da Educação para a definição do local. A escolha encerra um período de polêmicas e discussões nos bastidores sobre a melhor localização para o novo campus.

O embate sobre o local iniciou-se após o anúncio do governo federal sobre a criação de 100 novos institutos federais até o final do terceiro mandato do presidente Lula. Em Minas Gerais, o plano previa a construção de oito novas instituições, incluindo uma em Belo Horizonte, com capacidade para receber 1400 alunos e capacitar mais de 80 mil estudantes a curto prazo.

Inicialmente, propôs-se que o instituto fosse instalado no antigo edifício da BHTrans, no Bairro Buritis, atualmente ocupado pela reitoria do IFMG. No entanto, essa escolha gerou críticas, inclusive de deputados estaduais da base do governo Lula e petistas na Câmara dos Deputados, que questionaram a instalação em uma área majoritariamente elitizada.

Após inúmeras manifestações, tanto civis quanto políticas, e discussões na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o Barreiro foi definido como local ideal para o novo campus. A região foi escolhida devido à sua grande população, composta por 54 bairros e mais de 300 mil habitantes, com histórica demanda por educação de qualidade.

O anúncio da instalação do IFMG no Barreiro foi feito durante o dia D de Mobilização em defesa dessa pauta, encabeçado pelo deputado Betão. Paulo Lamac confirmou as tratativas avançadas e destacou três possíveis locais para o instituto na região.

Essa decisão representa uma vitória para aqueles que defendem o acesso à educação qualificada e acessível, além de promover investimentos em mão de obra qualificada para toda a região metropolitana de Belo Horizonte. Os investimentos federais para a expansão dos institutos em todo o Brasil serão de R$ 2,5 bilhões, com Minas Gerais recebendo oito novas instituições.

 


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br