20.2 C
Belo Horizonte
InícioGeralPreso em Pernambuco o principal suspeito de ameaçar deputadas mineiras 

Preso em Pernambuco o principal suspeito de ameaçar deputadas mineiras 

O suspeito será recambiado para o sistema prisional de Minas Gerais, onde responderá ao processo.

Operação prendeu preventivamente um suspeito em Olinda (PE). — Foto: Divulgação/MPMG
Foto: Divulgação/MPMG

A terceira fase da operação “Di@na”, deflagrada em Olinda com o apoio do Gaeco de Pernambuco, resultou na prisão preventiva do principal investigado pelas ameaças de estupro e morte dirigidas às deputadas estaduais Lohanna França (PV), Bella Gonçalves (PSOL) e Beatriz Cerqueira (PT), todas de Minas Gerais.

A investigação, iniciada em agosto de 2023, revelou que as ameaças foram elaboradas e executadas no contexto de fóruns e grupos na internet conhecidos como “chans”, onde os participantes incitavam à violência, pedofilia e necrofilia, compartilhando imagens de estupros, assassinatos e mutilações, bem como conteúdo de abuso e exploração sexual infantil.

Nas fases anteriores da operação, diversos dispositivos de informática foram apreendidos nas residências de outros investigados, conforme medidas cautelares determinadas pelo Poder Judiciário de Minas Gerais.

A ação desta terça-feira foi desencadeada após a identificação das contas de redes sociais do investigado “Leon/Grow” e a obtenção de sua localização. Ele foi preso e, durante a operação, foram apreendidos computadores, telefones e pen drives contendo material relacionado ao caso.

O suspeito será recambiado para o sistema prisional de Minas Gerais, onde responderá ao processo.

A operação “Di@na” recebeu esse nome em referência à deusa Diana da mitologia, protetora das mulheres e crianças, com o “@” simbolizando os crimes cibernéticos investigados.

Lohanna França (PV) comentou sobre a prisão nas redes sociais, destacando a importância da atuação das forças de segurança e agradecendo pelo apoio recebido durante o período difícil de investigação.


RELACIONADOS