A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de risco geológico nesta quarta-feira (20), devido aos volumes de chuvas recentes e à previsão de mais precipitações na capital mineira.
Segundo o órgão, as regiões Noroeste e Oeste apresentam um risco geológico forte, enquanto as regiões Nordeste e Barreiro estão em alerta moderado. Este alerta é válido até a próxima segunda-feira (25).
A Defesa Civil municipal recomenda vigilância constante em relação ao grau de saturação do solo e aos sinais de perigo, como quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
Para a população, são fornecidas recomendações importantes para garantir a segurança:
- Observar sinais de deslizamentos, como trincas nas paredes, acúmulo de água no quintal, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo, água minando da base do barranco, inclinação de postes ou árvores, muros e paredes estufados e estalos.
- Em caso de identificação de tais sinais, é fundamental sair imediatamente do imóvel e entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199. Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros Militar pode ser acionado pelo número 193.
Além disso, são recomendadas medidas preventivas, como evitar cortes muito altos e inclinados nos barrancos, instalar calhas nos telhados, consertar vazamentos em reservatórios e caixas d’água, evitar o descarte de lixo ou entulho na encosta, evitar o despejo de esgoto nos barrancos e não realizar queimadas.
Essas medidas visam garantir a segurança da população diante das condições climáticas adversas e do risco de desastres naturais.