24.3 C
Belo Horizonte
InícioSegurançaSuspeitos de financiar Hezbollah por meio de lavagem de dinheiro em tabacarias...

Suspeitos de financiar Hezbollah por meio de lavagem de dinheiro em tabacarias em BH se tornam réus

A Justiça Federal em Belo Horizonte aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e tornou réus três homens suspeitos de lavagem de dinheiro e contrabando com o objetivo de financiar o grupo extremista Hezbollah, do Líbano. A decisão foi tomada na semana passada, e os réus são um brasileiro, um libanês naturalizado brasileiro e um libanês residente no Brasil.

Os acusados foram alvo da segunda fase da Operação Trapiche, conduzida pela Polícia Federal em agosto deste ano, que investigou um esquema de contrabando e financiamento ao terrorismo em diversas localidades, incluindo Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima, Uberlândia, São Paulo e Brasília. Mohamad Khir Abdulmajid, conhecido como “Habibi”, é apontado como o líder do esquema, sendo procurado internacionalmente e supostamente fugitivo no Líbano.

De acordo com a denúncia, Habibi era proprietário de duas tabacarias em Belo Horizonte, onde realizava contrabando de produtos proibidos, como cigarros eletrônicos. Ele é acusado de criar um complexo esquema de lavagem de dinheiro, utilizando empresas de fachada para ocultar a origem dos recursos obtidos ilegalmente.

Outros dois réus, Hussein Abdallah Kourani e Dante Felipini, são implicados na operação. Kourani é suspeito de ajudar Habibi a disfarçar as operações financeiras, enquanto Felipini é acusado de ocultar a origem dos recursos, enfrentando acusações de lavagem de dinheiro e organização criminosa.

As audiências para depoimentos das testemunhas e interrogatórios dos réus estão agendadas para o final de novembro. A defesa do brasileiro detido em Guarulhos, que é um dos réus, pediu liberdade provisória, e a Justiça está analisando o pedido. A operação revelou que brasileiros estariam sendo recrutados para a organização terrorista e que alguns deles viajaram ao Líbano para serem entrevistados e selecionados para atos terroristas no Brasil.

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS