A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (13) a operação “Sinistro Fantasma” para desarticular um esquema de fraudes no Seguro DPVAT nas cidades de Jaíba e Janaúba, no Norte de Minas. O grupo criminoso utilizava documentos falsificados para obter indenizações indevidas, causando prejuízos milionários ao sistema de seguro obrigatório.
As investigações tiveram início após uma denúncia da Caixa Econômica Federal, que identificou padrões suspeitos em diversos pedidos de indenização. Durante a apuração, foi descoberto que um único intermediário atuava como procurador em mais de 250 solicitações, sendo que 157 foram rejeitadas por inconsistências e 92 resultaram em pagamentos indevidos.
O esquema envolvia a falsificação de boletins de ocorrência, laudos médicos e outros documentos para simular acidentes que nunca ocorreram. Em muitos casos, as supostas vítimas não estavam envolvidas nos incidentes relatados, e as lesões descritas eram incompatíveis com os eventos narrados.
Um dos casos mais absurdos identificados pela PF envolveu um laudo fraudado que indicava gravidez em uma criança de seis anos. Em outra situação, um homem recebeu a indenização alegando um acidente de moto, embora, segundo o boletim de ocorrência, a vítima real fosse sua namorada. Além disso, o documento informava que a fratura era na perna esquerda, enquanto o laudo médico indicava a direita.
Outro ponto que chamou a atenção dos investigadores foi uma única motocicleta registrada em 21 acidentes distintos no período de um ano, sempre com condutores diferentes e em circunstâncias semelhantes.
Na manhã desta quinta-feira, a PF cumpriu três mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados, incluindo escritórios e residências. Foram apreendidos documentos, celulares e computadores, que serão analisados para aprofundar a investigação. Os envolvidos podem responder por estelionato qualificado, crime que prevê pena de até seis anos de prisão.
Leia mais: PF desmantela esquema de fraudes no DPVAT no Norte de Minas- EUA ampliam lista de líderes latino-americanos barrados por corrupção e violações de direitos humanos
- Homem morre após namorada jogar acetona e atear fogo em seu corpo em Barbacena
- Adolescente é executado a tiros em praça de Contagem; Suspeitos fugiram de moto
- Governo Lula Lança Campanha Publicitária para Reverter Baixa Popularidade
- Advogados de Bolsonaro Acionam OAB Contra Alexandre de Moraes: ‘Mãos Atadas’
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis EUA Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews