O que começou como uma simples disputa por uma pipa terminou em tragédia no bairro Sapucaias II, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, na tarde de domingo (22/06). Júlio Generoso da Silva, de 21 anos, foi assassinado com vários tiros após uma discussão durante um festival de pipas.
De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 17h15, na avenida Diamante, onde o evento acontecia e reunia dezenas de pessoas.
A sequência da confusão
Segundo testemunhas, incluindo uma considerada “ocular” pela polícia, o desentendimento começou por conta de uma disputa por uma pipa. Relatos indicam que Júlio e dois suspeitos, ambos moradores do bairro Parque São João, se desentenderam verbalmente e chegaram a trocar ameaças. Houve inclusive a menção de que todos iriam buscar armas.
Enquanto uma pessoa que estava no festival tentou retirar a vítima do local para evitar o pior, os suspeitos teriam voltado de moto, armados e decididos a agir.
O crime aconteceu de forma brutal: os suspeitos retiraram Júlio de dentro de um carro e dispararam quatro vezes, atingindo-o na mão, no braço, nas costas e na cabeça. A vítima morreu na hora.
Prisão de suspeitos e tentativa de suborno
A Polícia Militar realizou buscas na região e conseguiu localizar um dos envolvidos ainda no bairro Parque São João. Durante a abordagem, o suspeito confessou a participação no crime e afirmou que a briga começou quando a vítima discutiu com seu irmão de apenas 12 anos, também por causa da pipa.
O suspeito relatou que teria saído do local para buscar uma arma, alegando que a vítima havia dito que estava armada. Após retornar, ele abordou Júlio e efetuou os disparos à queima-roupa.
Durante a prisão, o mesmo suspeito ainda tentou subornar os policiais, oferecendo uma arma em troca da liberdade. Por isso, além de ser autuado por homicídio, também vai responder por corrupção ativa.
Investigação
O caso foi encaminhado para a Polícia Civil, que seguirá com as investigações. Até o momento, pelo menos um dos suspeitos foi preso e o outro é procurado. Moradores da região demonstraram revolta com a violência no bairro, especialmente pelo fato de a tragédia ter ocorrido durante um evento que deveria ser de lazer e diversão.
Repercussão local
O assassinato gerou grande comoção no bairro Sapucaias e nas redes sociais. Familiares e amigos de Júlio lamentaram a perda e cobraram justiça.
Leia mais: Briga por pipa termina em morte na Grande BH: jovem de 21 anos é assassinado a tiros durante festival em Contagem- STF mantém aumento do IOF, mas revoga cobrança sobre risco sacado
- Toffoli anula todos os atos da Lava Jato contra Alberto Youssef, mas mantém delação premiada
- Vereadores de Itabira sofrem acidente na BR-381 a caminho de BH; caso só veio à tona uma semana depois
- Aluna leva arma de airsoft para escola e colega é ferida no rosto em Brumadinho
- Motorista morre após carreta carregada com carvão capotar na MG-423 entre Nova Serrana e Conceição do Pará
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Contagem Corpo de Bombeiros Crime Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Nova Lima Patos de Minas Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Sabará Samu Santa Luzia Sete Lagoas Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira