Após investigações da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) sobre casos de abuso sexual envolvendo três menores de idade em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, um homem de 52 anos foi preso preventivamente. O investigado foi detido com o apoio da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), na cidade de Silva Jardim, na Baixada Fluminense.
As vítimas, com idades entre 7 e 16 anos, incluem uma filha adotiva e duas sobrinhas do investigado. Após uma investigação rápida, o suspeito foi preso na casa de familiares no Rio de Janeiro no dia 14 de março.
O chefe do 2º Departamento, delegado-geral Reinaldo Felício Lima, destacou a celeridade da investigação, que teve início em janeiro deste ano.
De acordo com informações, o homem planejava fugir para outro local, estando atualmente no Rio de Janeiro.
As investigações começaram quando a sobrinha do suspeito, hoje com 27 anos, relatou abusos sofridos dos 7 aos 10 anos. Outra sobrinha também denunciou abusos dos 10 aos 16 anos. A filha mais velha do investigado, hoje com 17 anos, também confirmou ter sido vítima de abusos por parte do pai.
A polícia está apurando se os outros dois filhos adotados pelo suspeito também foram vítimas de abusos. As investigações continuam.
O modo de agir do suspeito incluía aproveitar momentos em que as sobrinhas estavam na casa dos avós, que moravam no mesmo terreno que ele, para cometer os abusos.
A delegada Mellina Clemente, responsável pelas investigações, ressaltou a importância de acreditar nos relatos das vítimas e não negligenciar casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Ela destacou que, à época dos abusos, a sobrinha do suspeito chegou a denunciá-lo para familiares, mas não foi acreditada, o que permitiu que ele continuasse cometendo os crimes.