24.3 C
Belo Horizonte
InícioSegurançaGangue da Hilux: Quadrilha usa bloqueador de rastreador para furtar veículos em...

Gangue da Hilux: Quadrilha usa bloqueador de rastreador para furtar veículos em segundos

Uma quadrilha especializada em furtos de caminhonetes Toyota Hilux tem utilizado equipamentos ilegais para desativar rastreadores e realizar os crimes em poucos segundos. O grupo atua de maneira organizada, visando desmanchar os veículos e revender as peças no mercado paralelo. Apenas neste ano, 31 veículos já foram furtados pela gangue, que está na mira da Polícia Civil de Minas Gerais.

Entre os dispositivos usados pelos criminosos está um bloqueador de rastreador, que impede a localização do veículo e facilita a ação do grupo. Apesar de ilegal, o equipamento pode ser encontrado à venda na internet por apenas R$ 68, evidenciando um grande desafio para a segurança pública.

Investigações em andamento

De acordo com o delegado Felype Utsch, da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores (DEICTRAN), a polícia já investiga a atuação da quadrilha há mais de um ano. “Estamos cercando todos os suspeitos e sabemos que se trata de um grupo altamente equipado, que age onde houver uma Hilux”, afirmou.

Na semana passada, uma ação policial levou à localização de um galpão onde mecânicos desmontavam os veículos furtados. No local, foram encontradas diversas peças automotivas e equipamentos usados para facilitar os crimes. Entre eles, estava um bloqueador de rastreador conectado à central eletrônica de um dos veículos furtados.

“Quando chegamos ao galpão, identificamos rapidamente o aparelho plugado na centralina do carro, que inibe o rastreamento instalado por seguradoras ou particulares. Isso permite que os bandidos atuem com rapidez e eficiência”, explicou o delegado.

Facilidade na aquisição de dispositivos ilegais

Mesmo sendo proibido, o bloqueador de rastreador pode ser facilmente adquirido no mercado clandestino. Em uma rápida pesquisa em sites de compras, a polícia identificou a venda do equipamento por valores acessíveis, o que dificulta o combate a esse tipo de crime.

A situação tem preocupado proprietários de Hilux, já que o seguro do modelo pode chegar a R$ 20 mil, um reflexo da alta incidência de furtos. As autoridades seguem investigando o caso para desarticular completamente a quadrilha e coibir a comercialização dos equipamentos ilegais.

A recomendação da Polícia Civil para os proprietários é redobrar a atenção e adotar medidas adicionais de segurança para evitar se tornarem vítimas desse tipo de crime.

Leia mais: Gangue da Hilux: Quadrilha usa bloqueador de rastreador para furtar veículos em segundos

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Caratinga Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui