Nesta terça-feira, 1º de outubro, Minas Gerais enfrenta uma onda de calor com temperaturas que podem atingir 39°C, especialmente na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma grande massa de ar seco e quente está contribuindo para o clima estável e seco em grande parte do estado. Além do calor intenso, a baixa umidade do ar preocupa, com índices em Belo Horizonte podendo chegar a 20%, colocando a capital em estado de alerta.
Belo Horizonte, que contabiliza 164 dias de estiagem, terá temperaturas entre 16°C e 32°C, e a umidade mínima prevista é de 20%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que a umidade varie entre 40% e 70%, e níveis abaixo de 30% indicam a necessidade de maior atenção. Com isso, o clima seco pode prejudicar a qualidade do ar e causar problemas de saúde, como desidratação e doenças respiratórias.
Atualmente, mais de 400 cidades em Minas Gerais estão sob alerta de onda de calor, e outras 590 sob aviso de baixa umidade, conforme o Inmet. Esse cenário se repetirá ao longo da semana, com céu claro e névoa seca predominando. Não há previsão de chuva significativa para a capital mineira.
A Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda cuidados redobrados, como manter-se hidratado, evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h, e usar umidificadores de ar. Além disso, alerta para os riscos de queimadas e orienta a população a informar às autoridades em caso de incêndios.
Para receber avisos de emergências climáticas, os moradores de BH podem se cadastrar para receber alertas via SMS ou pelo canal público do WhatsApp da Defesa Civil.