Após meses de seca e calor intenso, o mês de outubro promete trazer alívio para algumas regiões do Brasil com o retorno das chuvas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de precipitação acima da média para áreas do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, e o sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além disso, a segunda quinzena do mês deve marcar a volta gradual das chuvas no Centro-Oeste e no Sudeste, onde a estiagem foi severa.
Em estados como Mato Grosso, oeste da Bahia e parte do Nordeste, as chuvas ainda serão escassas, mantendo as temperaturas acima da média, com possíveis picos de calor acima de 40°C. Já na Região Norte, em áreas do Amazonas, Pará e Rondônia, a expectativa é de chuva ligeiramente acima da média, aliviando a seca histórica que afeta essas áreas há dois anos consecutivos.
Outubro, sendo o primeiro mês completo da primavera, tradicionalmente marca o retorno das chuvas no Centro-Sul do Brasil. Em Belo Horizonte, por exemplo, após um período de 155 dias sem precipitação — a segunda maior seca registrada na cidade —, a expectativa é que as chuvas voltem a ocorrer com mais frequência. A última estiagem mais longa na capital mineira foi em 1961, com 198 dias de seca.
No Sul do Brasil, a chuva já retornou no fim de setembro e deve se intensificar em outubro, com destaque para temporais no norte do Rio Grande do Sul. O encontro de massas de ar frio e quente na região trará fortes tempestades, aumentando os acumulados de precipitação.
Apesar das previsões de chuvas intensas, elas serão irregulares e poderão causar tempestades localizadas e passageiras, o que exige atenção redobrada para possíveis transtornos.