A Receita Federal e a Polícia Federal realizaram, nesta quarta-feira (23), a operação “Consulesa”, em Belo Horizonte, com o objetivo de desmantelar um esquema de fraudes tributárias que causou prejuízos superiores a R$ 100 milhões aos cofres da União. A operação cumpriu mandados de busca e apreensão em uma empresa de consultoria e contabilidade com sede na capital mineira, que atuava em todo o Brasil.
Segundo as investigações, o sócio do escritório vendia supostos créditos tributários, derivados de processos judiciais de terceiros, a empresas e até prefeituras. Esses créditos falsos eram utilizados para quitar dívidas junto à Receita Federal, por meio de compensação tributária. O esquema envolveu mais de 10 empresas privadas e algumas administrações municipais, que apresentaram os créditos fraudulentos como forma de liquidar suas obrigações fiscais.
De acordo com a Polícia Federal, a prática já resultou na homologação de parte dos créditos falsos, causando efetivo prejuízo financeiro para a União. “A soma dos valores que se pretendia compensar de forma ilícita em tributos federais seria superior a R$ 100 milhões”, informou a PF.
Durante a operação, policiais e auditores fiscais realizaram buscas na residência do principal suspeito e no escritório da consultoria, onde foram apreendidos documentos e outros materiais que ajudarão a fundamentar o inquérito. As instituições afirmaram que continuarão investigando o caso para identificar todos os envolvidos e responsabilizar os autores do crime.
A operação “Consulesa” é mais uma ação das autoridades para combater fraudes fiscais em larga escala, que comprometem recursos públicos e impactam negativamente a arrecadação federal.
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews