Um idoso, residente em Ubaporanga, está internado em Caratinga, na Zona da Mata, com sintomas compatíveis com a Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ). A DCJ é uma doença rara e neurodegenerativa que causa perda de memória, dificuldades de comunicação e tremores. A variante da doença (vDCJ), associada à ingestão de carne contaminada com a Encefalite Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como “doença da vaca louca”, afeta geralmente pessoas jovens, o que diminui a probabilidade de relação deste caso específico com a EEB.
Segundo o governo de Minas Gerais, a hipótese mais provável é de que se trate da forma esporádica da DCJ, que representa cerca de 85% dos casos e ocorre principalmente em pessoas entre 55 e 70 anos, sem causa infecciosa conhecida. O diagnóstico final, no entanto, depende de exames neuropatológicos que só podem ser realizados post-mortem.
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs Minas) e a Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano estão monitorando o caso. Até o momento, não há confirmação de “doença da vaca louca” no estado.
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews