22.9 C
Belo Horizonte
InícioÚltimas NotíciasBelo Horizonte segue em alerta para chuvas intensas e risco geológico

Belo Horizonte segue em alerta para chuvas intensas e risco geológico

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um novo alerta de risco geológico para oito das nove regionais da cidade nesta quarta-feira (29). O aviso, válido até sexta-feira (31), inclui as regionais Venda Nova, Pampulha, Nordeste, Noroeste, Leste, Centro-Sul, Oeste e Barreiro, devido ao volume de chuva acumulado e à previsão de mais temporais.

Previsão do tempo para os próximos dias

A previsão meteorológica indica que Belo Horizonte terá céu nublado com chuvas intensas, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais. A temperatura nesta quarta-feira varia entre 17°C e 28°C, com umidade relativa do ar mínima de 60%.

Na quinta-feira (30) e sexta-feira (31), a tendência é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas em toda a capital mineira, com máxima prevista de 27°C. Outras regiões do estado, como Triângulo Mineiro, Zona da Mata e Sul de Minas, também devem ser impactadas.

Minas Gerais em alerta para temporais

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 82% do território mineiro está sob “alerta amarelo” para chuvas fortes e ventos de até 60 km/h. Os temporais podem resultar em alagamentos, inundações, quedas de árvores e deslizamentos de terra. O Instituto MetSul alerta que, nos próximos dez dias, o volume de chuvas pode atingir de 200 a 400 mm em algumas regiões, como Central, Sul e Triângulo Mineiro.

Risco geológico: sinais de alerta

Diante da situação, a Defesa Civil orienta a população a ficar atenta aos sinais de deslizamentos, como:

  • Trincas nas paredes;
  • Água empoçada no quintal;
  • Portas e janelas emperrando;
  • Rachaduras no solo;
  • Água minando da base do barranco;
  • Inclinação de postes ou árvores;
  • Muros e paredes estufados;
  • Estalos ou estufamento de paredes.

Caso perceba algum desses indícios, a recomendação é sair imediatamente do imóvel e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Impactos das chuvas em BH

Na terça-feira (28), Belo Horizonte registrou o terceiro dia consecutivo de temporais. A cidade enfrentou queda de granizo, ventos de até 100 km/h e diversos pontos de alagamento, além da queda de árvores, que comprometeram o fornecimento de energia em algumas áreas.

Municípios em situação de emergência

O governador Romeu Zema (Novo) decretou, nesta quarta-feira, a inclusão de mais sete cidades na lista de municípios em situação de emergência devido às chuvas: Cristália, Poté, São Geraldo do Baixio, Frei Gaspar, Padre Carvalho, Piedade de Ponte Nova e Tumiritinga. Com isso, o número total de cidades afetadas sobe para 134.

Recomendações de segurança

Diante da previsão de mais temporais, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros recomendam:

  • Evitar transitar em áreas de alagamento;
  • Não se abrigar debaixo de árvores durante chuvas com raios;
  • Desligar aparelhos elétricos em caso de tempestades;
  • Ficar atento a sinais de deslizamentos e movimentação de terra.

A população deve continuar acompanhando os alertas meteorológicos e seguir as recomendações de segurança para evitar acidentes e danos maiores.

Leia mais: Belo Horizonte segue em alerta para chuvas intensas e risco geológico

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis EUA Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui