O corpo do ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso, está sendo velado nesta segunda-feira (3) no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. A cerimônia foi inicialmente restrita a familiares, mas será aberta ao público a partir das 10h.
O traslado do corpo foi realizado pelo Corpo de Bombeiros, que transportou o caixão da funerária Metropax, no bairro Santa Efigênia, até o Palácio da Liberdade. Durante o cortejo, a Polícia Militar bloqueou ruas para garantir a passagem do comboio. Militares em guarda realizaram uma cerimônia solene ao chegar ao local, onde permanecerão ao lado do corpo durante todo o velório.
A programação prevê uma oração conduzida por um representante da Igreja Católica às 15h. Às 16h, a bandeira que cobre o caixão será dobrada e entregue à família, seguida de um minuto de silêncio em homenagem ao ex-governador.
Após o encerramento do velório, o corpo será levado para o Cemitério Parque Renascer, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O transporte será realizado pelos Bombeiros, caso não esteja chovendo, ou por um carro funerário da Metropax, se houver precipitação. A cremação ocorrerá sem cerimônias solenes.
Trajetória política
Newton Cardoso nasceu em 22 de maio de 1938, em Brumado, na Bahia. Formado em Administração Pública, Sociologia Política e Direito, teve uma carreira política marcante em Minas Gerais. Foi prefeito de Contagem por três mandatos, vice-governador, deputado federal por três legislaturas e governador do estado entre 1987 e 1991.
Além da política, Cardoso atuou como empresário e advogado, com presença em diversos setores. Durante seu governo, foi responsável por projetos como o sistema de captação de água do Rio Manso e as hidrelétricas de Nova Ponte e Miranda.
O ex-governador faleceu na madrugada de domingo (2), aos 86 anos, em Belo Horizonte. Ele estava internado desde a última sexta-feira (31), segundo familiares. A causa da morte não foi divulgada. Cardoso deixa quatro filhos.
Leia mais: Ex-governador Newton Cardoso é velado no Palácio da Liberdade; cerimônia será aberta ao público- Mulher é encontrada morta dentro de casa em Ibirité, na Grande BH
- Atropelamento de vaca mata jovem de 19 anos e animal em Patrocínio, MG
- Minas Gerais registra 28 mortes por dengue e mais de 82 mil casos prováveis
- Bebê desaparece no Acre e mãe é morta após boato falso
- Suspeito tenta furar pneus de viaturas e atira contra PM em Uberlândia
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Caratinga Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews