Os governadores dos estados do Sul e Sudeste deram início a uma ofensiva política em Brasília para tentar derrubar os vetos presidenciais ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). O movimento busca sensibilizar deputados e senadores para reverter seis trechos vetados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), considerados prioritários pelos gestores estaduais.
A estratégia inclui reuniões com as bancadas estaduais e encontros com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Os governadores devem se reunir com os líderes do Congresso na quinta-feira (13) para tratar do tema.
O alinhamento em torno da derrubada dos vetos foi consolidado na última sexta-feira (7), durante um encontro no Rio de Janeiro, onde representantes dos estados definiram os próximos passos da mobilização. Entre os trechos vetados que estão na mira, destaca-se a condição especial para refinanciamento de dívidas com instituições financeiras que têm a União como garantidora. O governo federal argumenta que essas dívidas não foram contraídas diretamente com a União, justificando a exclusão desse benefício.
A principal crítica dos governadores é que o Propag, na forma vetada, oferece condições menos vantajosas que o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que permite à União assumir o pagamento das dívidas, incorporando-as ao saldo refinanciado. Caso o veto seja mantido, Minas Gerais estima um impacto adicional de R$ 2 bilhões anuais para arcar com seus compromissos financeiros.
Outro veto contestado é o que impede estados sem endividamento significativo de aderirem ao Propag sem a exigência do teto de gastos. A medida beneficiaria, sobretudo, São Paulo, que possui a maior dívida estadual, mas mantém equilíbrio fiscal. Com a mobilização em Brasília, os governadores esperam reverter os vetos e garantir melhores condições para seus estados no programa de renegociação das dívidas.
Leia mais: Governadores do Sul e Sudeste intensificam pressão para reverter vetos ao Propag- Outono começa em Belo Horizonte com temperaturas amenas e previsão de chuva
- Estudo da USP questiona eficácia e segurança do uso de máscaras contra a COVID-19
- DOCUMENTOS DA CIA – Novos Arquivos Revelam Apoio Internacional a Leonel Brizola em 1961
- Justiça cobra explicações de Margareth Menezes sobre shows pagos por prefeituras no Carnaval de 2025
- Mercado financeiro aponta Tarcísio de Freitas como principal nome da direita para 2026
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Cruzeiro Defesa Civil EUA Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews