O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu suspender uma parceria com o Brasil focada no manejo florestal e na prevenção de incêndios, por meio da USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional). A medida foi tomada após um decreto presidencial que interrompeu temporariamente várias atividades de assistência internacional, no contexto de sua ofensiva para desmantelar a agência.
Suspensão Justificada por Críticas à USAID
O Programa de Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios, que envolvia a colaboração do Serviço Florestal dos Estados Unidos e o Ibama, foi um dos alvos da suspensão. A parceria incluía treinamentos para brigadistas brasileiros e tinha como objetivo fortalecer a infraestrutura do Brasil no combate a incêndios florestais. Trump alegou em suas redes sociais que a USAID estava envolvida em “corrupção e fraude”, sendo este um dos principais motivos para a decisão de interromper o financiamento.
No entanto, um juiz federal emitiu uma decisão temporária na sexta-feira (7), bloqueando os esforços de Trump para encerrar as atividades da USAID.
Impacto no Brasil
Apesar da suspensão, o Ibama esclareceu que o combate aos incêndios florestais no Brasil não será diretamente prejudicado, uma vez que as operações de combate recebem financiamento do orçamento federal. Contudo, o órgão brasileiro reconheceu que a interrupção afetará o aspecto técnico das operações, com a paralisação de algumas atividades essenciais que poderiam contribuir para a capacitação e reestruturação das instituições brasileiras.
O Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e a Funai estão revisando suas agendas e avaliando se adiarão ou seguirão com as reuniões previstas sem a participação dos Estados Unidos.
Crescente Crise de Queimadas
A suspensão ocorre em um contexto crítico para o Brasil, já que 2024 registrou um aumento de 146,4% nos focos de incêndio em comparação com o ano anterior, com a Amazônia batendo recordes de queimadas. A seca recorde e as mudanças climáticas intensificaram o problema, e especialistas apontaram falhas nas ações preventivas do governo brasileiro.
Próximos Passos
Com a suspensão das atividades da USAID, os órgãos brasileiros ligados ao meio ambiente estão reorganizando as estratégias para continuar o combate aos incêndios florestais, sem o apoio técnico e operacional da agência norte-americana.
Leia mais: Trump Suspende Parceria com o Brasil em Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios
- Mulher é encontrada morta dentro de casa em Ibirité, na Grande BH
- Atropelamento de vaca mata jovem de 19 anos e animal em Patrocínio, MG
- Minas Gerais registra 28 mortes por dengue e mais de 82 mil casos prováveis
- Bebê desaparece no Acre e mãe é morta após boato falso
- Suspeito tenta furar pneus de viaturas e atira contra PM em Uberlândia
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Caratinga Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews