24.9 C
Belo Horizonte
InícioÚltimas NotíciasPrefeitura de Belo Horizonte estabelece novas regras para patrocínio do Carnaval

Prefeitura de Belo Horizonte estabelece novas regras para patrocínio do Carnaval

Decisão ocorre após polêmica com apreensão de ombrelones em bar da capital

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou um novo decreto no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (18 de fevereiro), estabelecendo regras que favorecem os patrocinadores oficiais do Carnaval e regulamentam a divulgação de marcas e produtos durante a folia. As normas visam garantir a organização do evento e evitar conflitos comerciais entre patrocinadores e outras marcas.

O decreto determina que qualquer evento promocional não vinculado ao financiamento do Carnaval de Belo Horizonte deverá obter autorização da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) para expor publicidade. A medida pretende assegurar que patrocinadores oficiais tenham exclusividade e evitar interferências na programação do evento.

Polêmica e apreensão de ombrelones

A publicação do decreto ocorre após uma polêmica envolvendo a exclusividade da Ambev como patrocinadora do Carnaval 2025. No último sábado (15), fiscais da prefeitura apreenderam seis ombrelones (guarda-sóis) de um bar localizado na Praça Tiradentes, na região centro-sul da capital. O motivo da apreensão foi a exibição de publicidade de uma marca concorrente da gigante das bebidas, gerando indignação entre comerciantes e foliões.

Em nota, a PBH negou que a ação tenha relação direta com o contrato de patrocínio e alegou que os ombrelones foram removidos por estarem em logradouro público sem a devida licença. A administração municipal esclareceu que o estabelecimento tem permissão para manter mesas e cadeiras na área externa, mas não para engenhos de publicidade.

Contrato de exclusividade e impactos

Após um hiato em 2023 e 2024, a Ambev retomou o patrocínio oficial do Carnaval de Belo Horizonte, investindo R$ 5,9 milhões no evento. O acordo prevê que em determinadas áreas da cidade, listadas no decreto, apenas bebidas da patrocinadora poderão ser comercializadas. Essa prática, já adotada em edições anteriores, busca garantir retorno comercial para a marca apoiadora do evento.

Apesar da medida, bebidas artesanais e alternativas como Xeque Mate, Lambe Lambe, Xá de Cana, Stone Light, Gingibre, Rubra e Veneta ainda poderão ser vendidas fora das áreas de exclusividade. No entanto, fabricantes locais relatam dificuldades em manter as vendas devido à falta de clareza na fiscalização e à preferência dada aos produtos da patrocinadora.

Áreas de exclusividade da Ambev no Carnaval 2025

A venda exclusiva das bebidas da Ambev será permitida nos seguintes pontos:

  • Avenida Amazonas (entre rua São Paulo e rua da Bahia);
  • Avenida Afonso Pena (entre avenida Amazonas e avenida Álvares Cabral);
  • Avenida Brasil (entre avenida Afonso Pena e avenida Francisco Sales);
  • Avenida Getúlio Vargas (entre rua Alagoas e rua Professor Moraes);
  • Rua Mármore (entre rua Gabro e rua Tenente Durval);
  • Avenida dos Andradas (entre rua Alphonsus de Guimarães e rua Pirite);
  • Avenida dos Andradas (entre avenida do Contorno e rua dos Carijós);
  • Avenida Coronel Oscar Paschoal (entre avenida Antônio Abrahão Caram e avenida Presidente Carlos Luz);
  • Avenida dos Bandeirantes (entre Praça da Bandeira e rua Professor Mello Cançado);
  • Avenida Assis Chateaubriand (entre rua Sapucaí e rua Silva Ortiz).

A decisão da PBH reforça o peso dos patrocinadores no Carnaval de Belo Horizonte, ao mesmo tempo em que gera debates sobre a concorrência e o impacto para comerciantes locais. Com a proximidade dos dias de folia, a fiscalização e a aceitação das novas regras por parte dos ambulantes e empreendedores seguirão sendo pontos de atenção.

Leia mais: Prefeitura de Belo Horizonte estabelece novas regras para patrocínio do Carnaval

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Cruzeiro Defesa Civil EUA Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui