27.5 C
Belo Horizonte
InícioGeralPL sobre prevenção à violência contra a mulher avança na Assembleia Legislativa...

PL sobre prevenção à violência contra a mulher avança na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Projetos de conscientização e capacitação também avançam

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta quarta-feira (26), pareceres favoráveis a três projetos de lei (PLs), com destaque para o PL 2.647/24, que trata da prevenção à violência contra a mulher. A proposta da deputada Amanda Teixeira Dias (PL) visa criar um banco de dados com os antecedentes criminais de indiciados por crimes de violência doméstica, com o objetivo de fortalecer a segurança das vítimas e facilitar a prevenção de novos casos.

O projeto foi ajustado após sugestões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que apontou a necessidade de adaptar a proposição à legislação vigente, levando em consideração a presunção de inocência e os direitos processuais dos indiciados. O substitutivo apresentado na Comissão de Segurança Pública ajustou o texto para incluir diretrizes de cooperação entre órgãos públicos, com o compartilhamento de informações sobre condenados por crimes contra mulheres, entre as Polícias Civil e Militar, varas de execução penal e Ministério Público.

O PL 2.647/24 agora segue para a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Projetos de conscientização e capacitação também avançam

Além do PL sobre violência doméstica, outros dois projetos também receberam parecer favorável. O PL 2.252/24, do deputado Gil Pereira (PSD), propõe ações educativas sobre a técnica de desengasgo, conhecida como manobra de Heimlich, para prevenir acidentes. O projeto busca qualificar a população e servidores públicos sobre primeiros socorros, com destaque para a capacitação em desengasgo e ressuscitação cardiopulmonar.

Outro projeto relevante é o PL 366/23, da deputada Nayara Rocha (PP), que propõe a capacitação de profissionais de segurança pública para o atendimento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). A proposta visa garantir que policiais adotem protocolos específicos ao interagir com pessoas com dificuldades de comunicação e interação social, promovendo um atendimento mais sensível e adequado.

Esses projetos agora seguem para outras comissões para avaliação e possíveis ajustes.

Leia mais: PL sobre prevenção à violência contra a mulher avança na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Caratinga Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui