O Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou, nesta quarta-feira (26), o projeto de lei intitulado “No Censors on our Shores Act” (“Sem Censores em Nossas Fronteiras”, em tradução livre). A proposta visa proibir a entrada do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, Alexandre de Moraes, nos Estados Unidos. Para que a medida seja efetiva, o projeto ainda precisa ser aprovado pelo plenário da Câmara e pelo Senado, além de ser sancionado pelo presidente norte-americano.
A aprovação inicial foi comemorada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, que veem a iniciativa como uma resposta às ações de Moraes contra plataformas de mídia social. Uma ala do governo do ex-presidente Donald Trump também expressou apoio à medida.
Em resposta, o Departamento de Estado dos EUA emitiu um alerta ao Brasil, destacando que “bloquear o acesso à informação e impor multas em empresas sediadas nos EUA por se recusar a censurar pessoas vivendo nos EUA é incompatível com valores democráticos, incluindo liberdade de expressão”.
O governo brasileiro ainda está avaliando como reagir a essa proposta legislativa. A situação ocorre em um momento de intensificação das relações entre os Estados Unidos e o Brasil, especialmente após o retorno de Trump à Casa Branca, o que pode influenciar a política interna brasileira e as eleições de 2026.
No ano passado, Moraes liderou uma ofensiva contra a plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter) no Brasil, suspendendo-a temporariamente após a empresa não nomear um representante legal no país. Para autoridades americanas, essa decisão configurou censura. Elon Musk, proprietário da X, cumpriu as exigências de Moraes para que a plataforma fosse reativada no Brasil.
A aprovação do projeto de lei pelo Comitê Judiciário dos EUA reflete a crescente tensão entre os dois países em relação à liberdade de expressão e à atuação de plataformas de mídia social. A medida ainda precisa passar por diversas etapas legislativas antes de ser implementada, e seu impacto dependerá das decisões subsequentes do Congresso e da Casa Branca.
Leia mais: Comitê do Congresso dos EUA aprova projeto de Lei que pune Alexandre de Moraes- Mulher é encontrada morta dentro de casa em Ibirité, na Grande BH
- Atropelamento de vaca mata jovem de 19 anos e animal em Patrocínio, MG
- Minas Gerais registra 28 mortes por dengue e mais de 82 mil casos prováveis
- Bebê desaparece no Acre e mãe é morta após boato falso
- Suspeito tenta furar pneus de viaturas e atira contra PM em Uberlândia
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Caratinga Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews