O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira (18) um aumento de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros, elevando a Selic de 14,75% para 15% ao ano.
Este é o maior patamar da Selic desde julho de 2006, quando a taxa atingiu 15,25% ao ano — um marco que não era registrado há quase duas décadas.
Decisão surpreende mercado
A manutenção da política de alta nos juros vai contra as expectativas do mercado financeiro, que esperava uma pausa na série de elevações iniciada em setembro de 2024.
O Copom é composto pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e por oito diretores da autoridade monetária, que avaliaram os indicadores econômicos recentes e decidiram pela continuidade do aperto monetário.
Motivações para o aumento
O aumento da taxa Selic busca conter pressões inflacionárias persistentes e assegurar que a inflação retorne à meta estipulada pelo governo. Juros mais altos tornam o crédito mais caro, reduzindo o consumo e os investimentos, o que pode ajudar a desacelerar a economia e controlar a alta dos preços.
Impactos econômicos
Com a Selic em 15%, o custo do dinheiro no país alcança níveis que impactam diretamente empréstimos, financiamentos e investimentos. Consumidores e empresas sentem o efeito no bolso, o que pode desacelerar o ritmo de crescimento econômico no curto prazo.
Especialistas alertam para a necessidade de equilíbrio, já que juros muito altos podem afetar negativamente a retomada econômica e o emprego, enquanto a manutenção da inflação fora da meta também gera danos.
Leia mais: Banco Central eleva taxa Selic para 15% ao ano, maior nível em quase 20 anos- Último suspeito de crime bárbaro em Nova Lima é preso pela Polícia Civil
- Nome de Filipe Martins reaparece em sistema de imigração dos EUA com passaporte cancelado e dados errados
- Homem é preso com R$ 1 milhão em drogas e R$ 28 mil em dinheiro na região Leste de BH
- Homem é preso após gritar “Galo Doido” para alertar traficantes na região Norte de BH
- Embate entre Planalto e Congresso se intensifica após veto de Lula ao aumento de cadeiras na Câmara
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Contagem Corpo de Bombeiros Crime Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Nova Lima Patos de Minas Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Sabará Samu Santa Luzia Sete Lagoas Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews